Basílica San Marcos, o coração de Constantinopla em Veneza

Basílica San Marcos é uma das maiores e mais belas construções do mundo. Sua mistura de estilos arquitetônicos e decorativos do Ocidente e Oriente possui cúpulas e pináculos desenhadas com o céu de Veneza ao fundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu exterior esplendoroso é praticamente oriental com muitas colunas, baixo-relevos, mármores de cores variadas. Cópias de belos cavalos de bronze foram trazidos de Constantinopla em 1204. Os originais estão em seu interior.

Mosaicos de distintas épocas adornam os cinco portões e o portão principal é emoldurado por belos entalhes românicos feitos entre 1240 a 1265. A Veneza do século 11 continha fortes traços culturais bizantinos, explicando a decisão de construir uma igreja de estilo totalmente oriental no coração da cidade.

São Marcos e os anjos são as estátuas que coroam o arco central e foram ali colocadas no início do século 15. Os mosaicos da fachada são do século 17 e mostra o corpo de São Marcos, que teria sido roubado de Alexandria, na frente de guardas muçulmanos e escondido entre carne de porco.

A Basílica possui a forma de cruz grega e é coroada com cinco enormes domos, esta é a terceira igreja construída no local.

A primeira basílica foi construída em 829 para abrigar os restos mortais de San Marcos, o Evangelista, trazidos de Alexandria para Veneza para se tornar o santo padroeiro da cidade. Foi destruída no século 9 por um incêndio.

 

A segunda foi demolida para dar início a esta que foi concebida para mostrar a força política e econômica de Veneza. O Domo da Ascensão possui um maravilhoso mosaico do século 13 com Cristo cercado pelos doze apóstolos, a virgem Maria e os anjos. O Domo de Pentecostes mostra a vinda do Espirito Santo como uma pomba. Este foi o primeiro domo decorado com mosaicos.

A entrada da Basílica San Marcos é gratuita, mas vale a pena você agendar a vista guiada com horário marcados pelos seguintes motivos:

– só com a visita você terá acesso a outras preciosidades da basílica como, os tesouros da basílica, a Pala d’Oro, o batistério e as capelas e diversos relicários e antiguidades trazidas do Oriente.

– você fura a enorme fila que se forma todos os dias para entrar na capela principal da basílica e entra pela porta San Clemente, exatamente esta verde ao lado.

– as visitas guiadas só estão disponíveis em duas línguas: italiano e inglês.

– o preço da visita guiada é 18 euros por pessoa e dura aproximadamente 1hs. No verão o preço aumenta para 20 euros por pessoa.

– o site para agendar as visitas é www.venetoinside.com
Imprima seu voucher e leve para a visita. Chegue 10 minutos antes do horário marcado.

– de 01 de abril a 31 de outubro os horários das visitas guiadas são 11hs, 12h15, 14h45 e 16hs. De 01 de novembro a 31 de março as visitas guiadas são somente as 10h30 e 11h45.

Para adquirir o ingresso para os tesouros da Basílica San Marcos, clique aqui e acesse O Na Janelinha/Ticket Bar