A Grécia possui mais de 3 mil ilhas banhadas por mar azul

Falar que a Grécia é um paraíso é cair no lugar comum. Não existe licença poética nesse mundo que possa traduzir em palavras a beleza do país de Aristóteles, Sócrates, Aquiles, Helena de Troia e Ulisses.

O por de sol mais lindo do mundo, em Santorini

 

Saint Paul Bay, em Lindos, ao sul da ilha de Rodes

Como achar defeito em um país onde o sol brilha a maior parte do ano, o mar é indescritivelmente azul e transparente? São mais de duas mil ilhas, sendo mais de 300 povoadas.

Caves of Sykia, em Milos

Algumas de suas ilhas possuem vegetação abundante, outras são áridas e com montanhas escarpadas com casinhas brancas cercadas de buganvílias floridas e moinhos de vento.

Little Venezia, em Mykonos

Em algumas vilas as mulheres de mais idade vestem-se de preto, usam um lenço na cabeça e falam uma língua incompreensível para nós. Mas não importa se não compreendemos. A simpatia, educação e simpatia como somos recebidos superam as barreiras do idioma.

Ornos Beach, em Mykonos

Seja em suas casas ou restaurantes turísticos, o povo grego está sempre com um sorriso no rosto, algumas vezes até ensinam algumas palavrinhas do seu idioma milenar. Aprenda algumas delas, como bom dia (kaliméra), boa tarde, boa noite (Kalisféra, o mesmo para os dois), por favor (parakaló)) e obrigado (eukaristó), e veja como as coisas melhoram ainda mais. E se quiser cultura, filosofia, museus, sítios arqueológicos, a Grécia é realmente o Berço do Pensamento Ocidental. O que seria de nós, se não fossem os gregos.

Oia, em Santorini

A comida é ótima, simples e deliciosa. O difícil é decidir em qual das ilhas ir, que roteiro traçar. Você sempre irá querer voltar uma, duas, três ou mais vezes. Minha oftalmologista já foi 21 vezes para a Grécia. E ela tem toda razão em querer voltar.

Salada grega com vinho branco, comidas gregas leves

As ilhas a oeste de Atenas possuem paisagens majestosas e uma arquitetura com influência veneziana. São as ilhas  situadas no Mar Jônico, as chamadas Ilhas Jônicas. As principais são Corfu, Kefalloniá, Ítaca, a ilha da Odisséia, Zákynthos, com suas incríveis Blue Caves, Navagio Beach e Páxos.

As Blue Caves, em Zakhyntos

As ilhas Argo Sarônicas, cuja mais famosa ilha é Hidra, ficam próximas ao continente. Outras ilhas famosas são Egina, Póros e Citera. A maioria delas possuem belas marinas e algumas vilas turísticas.

Praia de Kalafati, em Mykonos

As ilhas Esporades e Eubeia têm águas cristalinas, baías com muitos barcos e badalação sem fim. As ilhas mais famosas são Skiathos e Skópelos. Skyros é um reduto boêmio de artistas, e mantém sua cultura.

Castelo do Grão Mestre, em Rodes

As ilhas do Nordeste do Mar Egeu possuem praias desertas, muitos sítios arqueológicos, castelos medievais e influência oriental. Suas ilhas mais famosas são Lesbos, que possui domos otomanos e um bazar turco, e Chios, cercada de antigos templos e que foi palco de uma batalha sangrenta entre moradores da ilha e otomanos.

Jackye O. Beach ou Super Paradise, outrora destino da rota hippie

Outra ilha é a Samotrácia, de solo rochoso, que produz um vinho chamado Tamos. Na Samotrácia foi achada uma belíssima escultura, depois comprada pelo Louvre no período napoleônico, chamada de Vitória Alada da Samotrácia.

A cidade murada de Rodes
A bela cidade templária de Rodes

Outro conjunto de ilhas que estão na costa turca se chama Peloponeso. A linda e incrível Rodes é um paraíso. A cidade do mesmo nome é um centro medieval fortificado, herança dos cavaleiros templários, com o Palácio do Grão-Mestre e os minaretes belíssimos de suas mesquitas.

Lindos, ao sul da ilha de Rodes, com suas muralhas medievais e sítio arqueológico grego no topo

Lindos, localizado a sudeste da ilha, possui baías de mar azul e no alto um incrível sítio arqueológico grego, cercado por muros medievais. E no meio do caminho, casinhas brancas cercadas de buganvílias.  As outras ilhas da região são Kós e Pátmos, onde fica o Mosteiro de São João.

Artesanato típico das Ilhas Cíclades

As ilhas mais famosas e disputadas da Grécia são conhecidas como Cíclades. A maioria das ilhas são vulcânicas e formadas por montanhas escarpadas, sem vegetação. Se você sonha com aquelas igrejinhas de cúpulas azuis e as casinhas branquinhas, esse é seu arquipélago para desbravar.

Vista da chora de Mykonos

As ilhas possuem belas aldeias nos morros, chamadas de choras, sítios arqueológicos e badalação, em algumas ilhas. Mykonos, a mais conhecida, foi eternizada por Jackye Kennedy Onassis. A ilha é linda, com gente bonita e bronzeada, ótimos restaurantes e vida noturna agitada.

Platis Gialos, em Mykonos

Em Delfos, outra ilha muito próxima a Mykonos, fica um dos grandes sítios arqueológicos do país. Santorini, a outra movimentada ilha grega, é um vulcão que explodiu a milênios. Suas vilas ficam no topo da ilha, com vista para o Mar Egeu e a caldeira do vulcão.

Santorini e a vista para suas vilas

Santorini possui o mais espetacular por de sol que alguém pode sonhar.

Vila de Oia, em Santorini

Outra ilha cíclade e com bem menos turistas é Milos. Com seus povoados incríveis, possui a Adama, que é a região do portinho, a Chora no alto da montanha e Pollonia, uma vilinha de pescadores.

Sarákiniko e sua falésias de calcareo, em Milos

 

Ruazinhas da Chora, em Milos

Milos possui algumas das mais lindas praias gregas.  Iós é uma ilha onde os jovens gostam de ir pelas baladas, Náxós atrai amantes de snorkkel, bem como sua vizinha Páros. Folengandros é uma ilhazinha para apreciar o clima em uma taverna grega, tomando ouzo gelado, a aguardente de anis típica da Grécia.

Sarákiniko em Milos
Mandrakia, em Milos

A última ilha, que não faz parte de nenhum arquipélago e é a maior das Ilhas Gregas, é Creta. Situada na parte mais meridional do país, Creta possui um história peculiar e importância destacada na história grega. O Palácio de Cnossos é da Era Minóica do país. A água do mar é transparente e a ilha possui ainda o Desfiladeiro da Samaria, com as portuárias e agradáveis cidades de Heráclio e Chania.

Old Port, em Mykonos
As ruazinhas da Chora, em Mykonos

O continente da Grécia é tão atraente quanto suas ilhas. Atenas apaixona, com o Parthenon no meio da cidade, ótimos restaurantes na região central da Plaka, museus incríveis e sítios arqueológicos. Ficamos somente dois dias em Atenas, o que é pouco para ver tudo. Ao partirmos, já estávamos com a sensação de querer voltar.

O grandioso Parthenon, em Atenas

Ao norte do país está a Tessalônica, cuja maior atração são os Mosteiros Suspensos de Meteora. Outra grande atração grega é o Canal de Corinto. A leste do continente está a cidade de Olímpia e ao sul, Esparta. Com todas essas atrações, ir 21 vezes até a Grécia é pouco.

 

O belo Templo das Caritíades, em Atenas
Ruas da Plaka, bairro central de Atenas

Acompanhe os próximos posts sobre esse país incrível. Nosso roteiro inclui Atenas, Zakhintos, Milos, Mykonos, Santorini e Rodes. Não foi fácil escolher o que conhecer. Assim, Corfu, Kefalonia, Creta, Hidra, Ítaca, Íos, Paros, Lesbos, Samotrácia e Chios, ficam para as próximas.

Moinhos de vento em Mykonos

Quem não sonha com um lugar assim. A Grécia com suas ilhas, faz jus a todas as belezas que imaginamos ou ouvimos falar. Depois de conhecer esses mares, nada mais será o mesmo na sua vida.

Casamento em Saint Paulo Bay, Lindos, sul de Rodes

 

 

Fotos e vídeos de Vanderlea e Silvano Tarantelli.