A histórica Abadia de Westminster

Uma dos maiores e mais conhecidos prédios londrinos com arquitetura medieval é a histórica Abadia de Westminster, localizada no lado sul da Parliament Square, próxima ao Palácio de Westsminster.

Grandes acontecimentos históricos aconteceram na abadia. Desde a coroação de Guilherme, o Conquistador, em 1066, todas as coroações de monarcas ingleses e britânicos aconteceram na Abadia de Westminster.

Entrada norte do Santuário de Westminster

A abadia, que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, foi fundada no século XI por Eduardo, o Confessor, e sobreviveu à Reforma promovida por Henrique VIII.

A construção da atual igreja começou em 1245 por Henrique III, que escolheu o local para seu enterro.

A lateral da abadia

A Diocese de Westminster foi dissolvida em 1550 , mas a Abadia foi reconhecida em 1552 pelo rei Henrique VIII quando instituiu o Anglicanismo.

Detalhes do prédio gótico

A abadia foi restaurada para os beneditinos sob o reinado de sua filha católica Maria I, mas os católicos foram novamente expulsos sob o reinado de segunda filha de Henrique, Elizabeth I, em 1559.

A igreja sofreu danos durante a movimentada década de 1640, quando foi atacada por puritanos.

As torres principais

Houve pelo menos 16 casamentos reais na abadia desde 1.100. Apenas dois monarcas reinavam quando casaram na abadia, Henrique I e Ricardo II. O último casamento real recebido na Abadia de Westminter foi do Príncipe Willian com Kathe Middleton em abril de 2011. Durante o século XX casaram-se também na abadia, a rainha Elizabeth com seu marido Phillip, sua irmã a princesa Margareth, sua filha a princesa Anne e a George V com a rainha-mãe.

A Rainha Elizabeth II foi a última monarca coroada em Westminster, em 1953, e antes dela o seu pai, George VI. Mas o funeral que mais agitou a abadia foi o da princesa Diana, em 1998. Mas não é só a família real quem tem seu funeral em Westminsters. Outros grandes nomes do país como os cientistas Isaac Newton e Charles Darwin, os escritores e poetas Jane Austen, Willian Blake, John Milton, o político Winston Churchill e o ator Lawrence Olivier também tiveram funerais ou foram homenageados nas capelas da abadia.

O prédio do Dean Yards, onde fica a Westminster School

O que ver na Abadia

As duas torres ocidentais da Abadia foram construídas entre 1722 e 1745 reafirmando o seu  estilo gótico.  Reforços maciços nas pilastras ajudam a suportar o peso de 31 metros de altura.

Entrada oeste da abadia

A nave central da Abadia, em estilo gótico, tem 32 metros e é a mais alta do país. Entre as várias capelas estão a St Edward’s Chapel, o santuário idealizado por Eduardo, o Confessor que foi o último rei anglo-saxão. Muitos túmulos de antigos monarcas estão na St. Edward Chapel.

A Lady Chapel é a mais rica capela de Westminster Abbey

A Lady Chapel é outra capela do lado leste e foi construída por Henrique VII.  Famosas rainhas estão enterradas na Lady Chapel. Elizabeth I está enterrada de um lado da capela e sua rival católica Mary Stuart, Rainha da Escócia, está enterrada no outro lado. A poderosa rainha protestante reinou entre 1558 e 1603. Sua meia-irmã católica Maria I, tem seu túmulo na Lady Chapel.

Teto da Lady Chapel

Outras atrações da Abadia para visitar é o Trono da Coroação, que é uma cadeira até simples, feita em 1301 para o rei Eduardo, e é colocada na frente do altar-mor, sobre o piso de mosaico do século XIII. Um canto da nave central possui o Recanto dos Poetas que contém lembranças de gigantes da literatura, como Shakespeare e Dickens.

O Coro da Abadia de Westminster

O coro é de  1512. A abadia possui um escola para o exclusivo coro de meninos, que se chama Westminster Abbey Choir School, que se apresenta diariamente na igreja às 17h, de segunda a sexta, aos sábados às 15h e nas três cerimônias que acontecem aos domingos na abadia. Recitais do órgão no coro da abadia acontecem todos os dias às 17h45.

Dean’s Yards e sua fachada medieval

Os horários de abertura da Abadia são os seguintes:
De segunda a sexta, das 9h30 às 15h30, quarta-feira, das 16h30 às 18 h, sábado, das 9h às 15h (de maio a agosto), sábado, das 9h às 13h (de setembro a abril) e aos domingos fica fechada para os turistas.

A beleza gótica do prédio de Dean’s Yard

Ingressos: Adultos £ 20,  fast track somente com compra antecipada on line £ 20. Ingresso adquirido na bilheteria da abadia £ 22. Idosos com 60+ e estudantes com identificação válida pagam £ 17. Usuários de cadeira de rodas e seus cuidadores – livre, crianças de 6 a 16 anos pagam £ 9, e de 0 a 5 anos é gratuito, desde que acompanhada por um adulto.

Desconto para Famílias – grupos de família compostas por dois adultos e uma criança pagam  £ 40, um adulto e uma criança pagam £ 20. Cada criança adicional paga uma entrada de  £ 9. As galerias do Jubileu de Diamante da Rainha possuem um espaço limitado e a entrada e acesso por bilhete ocorre em combinação com um bilhete de ingresso à da Abadia. O bilhete para as galerias custam: adultos £ 5, crianças menores de 17 anos não pagam.

No  fim das tardes das quartas-feiras,  a taxa de entrada é reduzida. Adultos pagam £ 10 e crianças £ 5.

Como chegar – Estação Westminster do Tube  – Underground.