O Castelo dos Condes, em Gantes

Groentenmarkt é o nome da praça principal de Gante (Bélgica), que pode ser traduzido como “Mercado de Vegetais” e faz referência ao passado do local, que ao longo dos anos reunia produtores e vendedores ambulantes de vegetais.

A parte de fora do castelo está impecavelmente conservada. As torres e formas pontiagudas são um verdadeiro show. Por dentro, o castelo está meio vazio, mas cheio de detalhes lindos como corredores de pedra, repleto de arcos góticos.

O Castelo dos Condes ou Gravensteen, um castelo do século XII que fica bem no centro da cidade. Depois de subir no alto das torres e se apaixonar por Ghent vista do alto você vai conseguir se localizar razoavelmente bem na cidade. O passeio autoguiado dura uns 40 minutos e é bem interessante.

 

O Gravensteen é uma construção impressionante do século 12, mas a fortaleza data da ocupação romana. São 24 torres e muralhas bem altas, de onde se tem uma vista incrível de Gent.

O belíssimo Caste dos Condes, em Gante

Gravensteen | Castelo de Ghent

  • Entrada para adultos: 12 euros
    Jovens até 18 anos: 2 Euros
  • Aberto todos os dias de 10h às 18h
Casas do norte da Europa

Entre no portal ao lado do castelo para ver uma linda praça.

Portão do antigo Mercado de Peixes

Em frente ao castelo fica uma praça onde funcionava o antigo mercado de peixes da cidade medieval (Oude vismijn) e hoje está o centro de informações turísticas de Gent.

O antigo Mercado de Peixes medieval de Gante

Belas casas da Idade Média compõem a praça.

Belos prédios do Mercado de Peixe
A praça Groentenmarkt tem esse nome porque ali, desde o século 19, fica uma fonte de água colocada por vendedores de vegetais.
A praça Groentenmarkt
Hoje, é ali que você encontra diversas das comidas típicas da cidade – e toda sexta de manhã tem um mercado de comida orgânica. Ainda, de abril até setembro a praça recebe um mercado de artesanato nos finais de semana.
A Groentenmarkt
Os cuberdons são uma instituição em Gent. São docinhos roxos, em formato de cone, com recheio de framboesa. Por conta do formato, também são chamados de “pequenos narizes”.
Vendedores de cuberdons
São bastante doces e tão típicos que até geraram uma história engraçada: uma guerra dos vendedores do doce.
Doce típico de Gante

Na última década, dois vendedores de cuberdons  brigaram tanto e com tantas estratégias para difamar o doce do inimigo que até viraram notícia.

Rio Lys

Outro canto bacana próximo a Groentenmarkt é seguir pelo lado Korelei do rio Lys até a Oudeburg, uma rua que margeia o rio.

Prédio da Oudeburg
Rua simpática e colorida

A Oudeburg é muito charmosa, com várias lojinhas, restaurantes, café e bares.

Perca-se no becos de Gante
Gante é uma cidade linda

Tudo muito colorido e simpático. Perca-se na região que vale muito à pena.