Don’t worry, be happy na Jamaica

Ser feliz na Jamaica é muito fácil. E a porta de entrada para passar dias mais que felizes é Montego Bay ou MoBay, como é carinhosamente chamada essa cidade, na ilha de Bob Marley.

Montego Bay localiza-se no noroeste do país, é a capital de Saint James Parish e a segunda maior cidade da ilha, a capital turística é importante porto de navios de cruzeiro, com vários resorts de praia e campos de golfe fora da sua área central.

Dr. Cave Beach

A cidade tem poucas praias, algumas ficam em resorts e são praias particulares, algumas públicas e outras pagas. Por isso a cidade é boa para quem gosta de ficar trancado em um hotel. Caso não seja seu caso, dois ou três dias na cidade está ótimo.

Cornwell Beach

As praias de MoBay possuem águas verdíssimas e cristalinas, algumas com areias branquinhas.

Doctor’s Cave Beach

Suas praias mais conhecidas são Doctor’s Cave Beach, que é paga, e as públicas Aquasol Beach & Theme Park e a Dead End Beach, a última próxima ao aeroporto. A Cornwell Beach é a praia exclusiva do Hotel Decameron e fica ao lado da Doctor’s Cave Beach.

Aquasol Beach & Theme Park

Nos próximos post falaremos de cada uma dessas praias.

Montego Bay

Para os que gostam de badalar, o ponto de encontro é a Gloucester Avenue, também conhecida como Hip Strip, onde estão os principais restaurantes da cidade, como o Margaritaville e Coral Cliff, lojas de souvenires, barzinhos de baladas, joalherias e mercadinhos.

Gloucester Avenue também conhecida como Hip Strip

A região também possui um número razoável de apartamentos para locação, sendo possível locar pelas plataformas como o Booking, Hoteis.com e Airbnb.

Margaritaville Montego Bay

Montego Bay é a única cidade da Jamaica que possui um Hard Rock Café e fica em uma península onde atracam os transatlânticos que chegam na cidade.

Hard Rock Café Montego Bay

O centro de Montego Bay é bem tumultuado, com muito trânsito e somente um estacionamento próximo.

Centro de Montego Bay

A pracinha central é a Sam Sharpe Square, que leva o nome do escravo que liderou a abolição em definitivo da escravatura na Jamaica.

Sam Sharpe Square

Outros passeios populares na região são conhecer a Lagoa Luminosa, que se estende ao longo dos pântanos de Trelawny, na cidade de Falmouth, que abriga micro-organismos brilhantes e que iluminam às águas. Várias agências ou taxistas pode te levar à noite na Glistening Waters Marina, onde você pega um barco e faz um passeio de 45 minutos e os turistas podem mergulhar e nadar com o corpo todo cercado pelo brilho verde luminoso. O passeio de barco custa U$ 25,00.

As águas cristalinas de Montego Bay

Rose Hall Great é um casarão na ida para Falmouth  que é um museu sobre história da escravidão na Jamaica e já foi uma plantação de cana de açúcar. Há também passeios noturnos dentro da casa que são feitos à luz de velas, onde inclui também uma visita nas masmorras e pela taverna Annie’s Pub. O passeio é envolto por histórias de fantasmas. O ingresso custa U$ 25,00.

Rose Hall Great

Outra atração é o casarão conhecido comoCinnamon Hill Great House, onde viveu o músico e cantor  americano Johnny Cash  e sua esposa June, no início dos anos 70,  hoje a casa é um museu. A propriedade tem uma arquitetura típica da ilha, cercada de flores nativas e muitos pássaros. Na casa estão expostos móveis da família e fotos da época. A visitação custa U$ 25,00.

Cinnamon Hill Great House in Jamaica in the hills above Rose Hall. Johnny Cash's Jamaican home before he died.
Cinnamon Hill Great House (fonte: Pinterest)

Outra atração muito procurada é conhecer a vila rastafári próxima à cidade, o Rastafari Indigenous Village e é uma oportunidade única de experimentar esse estilo de vida e aprender mais sobre seus valores de preservação da natureza e desapego material. A  vila fica aberta das 9 h às 17 h e custa U$ 35,00 por pessoa.