Como chegar à Jamaica: Latam, Copa ou aéreas americanas?

A Jamaica possui uma boa infraestrutura  e muita oferta de hospedagem, restaurantes razoáveis (a comida não é ponto forte da ilha), uma ótima rodovia para o trecho Montego Bay – Ocho Rios – Kingston e outras meia-boca, um tráfego muito louco que além de ser na mão inglesa, os jamaicanos dirigem com a mão na buzina. Algumas dicas para tornar sua viagem menos estressantes e um bom planejamento são sinônimos de uma viagem tranquila. Então, anote as informações para saber qual a melhor maneira de montar uma trip para à Jamaica. A ilha de Bob Marley vale cada centavo.

Chegada à Montego Bay

Como chegar

Chegar até a Jamaica ficou mais fácil para os brasileiro. Em novembro de 2019, a Latam inaugurou um voo São Paulo/Montego Bay, com conexão em Lima. Outra opção para chegar na Jamaica é a COPA, que possui voos para Montego Bay e Kingston. Para quem gosta de passar mais sufoco, outras opções são as companhias americanas, como American Airlines, Delta e United, mas com a chatice de ter que enfrentar a alfândega americana.

Voo Latam SP-Lima para conexão

Dei sorte em comprar minha passagem na Black Friday em novembro de 2019. Paguei R$ 2.100,00 (ida e volta) por pessoa. Tivemos um perrengue porque fomos no início de março deste ano. Quando partimos, havia somente cinco casos de coronavírus no Brasil e nenhum óbito, todos em São Paulo onde moramos. Na Jamaica não havia nenhum caso. Três dias depois de chegarmos, surgiu o primeiro caso, mas o governo jamaicano agiu rapidamente. Uma semana depois de iniciarmos nossa trip pela Jamaica, a Latam cancelou nossos voos, de um dia para o outro.

Bom serviço nesse trecho

Foi um perrengue pois os telefones internacionais não atendiam, meus filhos tiveram que ir três vezes para o aeroporto de Guarulhos, em todas às vezes não sabiam informar, diziam que não havia jeito de conseguimos voltar, pois não havia voo. Tivemos que comprar novas passagens  pela COPA, que também cancelou um dia depois, devido ao fechamento do espaço aéreo do Aeroporto da Cidade do Panamá. Mas a COPA voltou atrás e retornou com o voo após dois dias. Quando chegamos na sala de embarque do aeroporto de Montego Bay, qual nossa surpresa? A Latam estava com um voo saindo para Brasília, com conexão em Lima, no mesmo horário.

Serviço Latam

Enfim, foi uma situação de louco e mesmo assim curtimos muito o país, apesar de todo o stress de volta ou  não volta e embaixada em Kingston não ajudando em nada. Tivemos mais sorte que muitos outros viajantes que planejam suas sonhadas férias, lua-de-mel, etc…e ainda estão presos no exterior, com dinheiros acabando ou presos em um transatlântico. Mas vamos às informações que um dia tudo isso vai passar e poderemos planejar e sonhar novamente com o próximo destino. Para sobreviver ao distanciamento social, vamos escrever.

Aeronave da COPA entre Montego Bay e Cidade do Panamá

Tirando todo esse stress com a Latam, o voo SP-Lima é muito bom, com todo conforto de um voo internacional. Já a conexão Lima-Montego Bay o voo é bem ruinzinho, aeronave antiga, sem carregador de bateria e apenas um lanchinho para cinco horas de viagem.

Serviço da COPA

O voo de retorno da COPA pagamos duas passagens R$ 4.400,00. O voo até a Cidade do Panamá estava quase vazio, com um bom serviço de bordo. O trecho entre Panamá City – SP era razoável. O diferencial deles é que possuem mais bebidas alcoólicas,  mas pouca variedade no serviço de entretenimento. Lembrando que a conexão no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima é de cinco horas e nessa conexão vão passageiros de todos os países  da América do Sul para a Jamaica. Geralmente está lotado.

Alimentação do coo da COPA entre Cidade do Panamá e São Paulo

A conexão da volta, na Cidade do Panamá, foi de uma hora, mas foi muito tranquilo e de fácil acesso entre um voo ou outro, até porque o Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá estava vazio, com todas as lojas fechadas e todos querendo embarcar  num voo extremamente lotado, com brasileiros vindo da Colômbia, Cancún e outros destinos da América Central, à poucas horas de fechar o espaço aéreo no país. Todo mundo com máscaras e preocupados. Não foi uma situação agradável, mas a COPA honrou seu compromisso, apesar da suspensão do voo e seu posterior retorno. Outro ponto à favor da COPA foi que todas às vezes que meus filhos ligaram para o atendimento da companhia, foram rapidamente atendidos e orientados, ao contrário da Latam que não atendeu telefonemas durante semanas.