Obama e Michelle nos retratos do National Portrait Gallery, em Washington

A National Portrait Gallery é um museu de arte de Washington e fica na Penn Quarter, entre a 7th, 9th, F e G Streets, fundado em 1962 e aberta ao público em 1968, O museu faz parte da Smithsonian Institution e seu acervo são de imagens de americanos famosos, principalmente ex-presidentes. O museu fica num prédio  histórico junto com o Smithsonian American Art Museum, na saída da estação de metrô Gallery Place Washington.

Escadarias do National Portrait Gallery

O National Portrait Gallery ocupa uma parte do antigo prédio de patentes, construído entre 1836 e 1867, com pórticos inspirados no Parthenon de Atenas. O edifício foi usado como hospital durante a Guerra Civil Americana e Clara Barton, a enfermeira que criou a Cruz Vermelha e Walt Whitman, poeta e ensaísta, foram trabalhar como enfermeiros no local, durante a Guerra da Secessão.

Entrada do museu

O Congresso aprovou uma legislação que estabeleceu a National Portrait Gallery em 1962 e uma reforma no prédio foi concluída em 1968, abrindo às portas do museu para o público.

Retrato inacabado do primeiro presidente americano, George Washington

O museu adquiriu  cinco pinturas dos presidentes George Washington (um retrato inacabado), Thomas Jefferson, James Monroe, John Adams e James Madison, um busto de Alexander Hamilton e um retrato de Gilbert Stuart.

Retrato de Thomas Jefferson, uma das primeira aquisições do NPG

Em 1981, o museu tinha mais de 2 mil itens em sua coleção e duas importantes coleções de fotografia do século XIX foram adicionadas, uma delas possuía 5.419 negativos de vidro produzidos pelo estúdio da famosa fotografia da Guerra Civil.

Retrato de Benjamim Frankliyn

Outros 5.400 negativos de vidro da época da Guerra Civil, produzidos pelo fotógrafo Alexander Gardner, também foram comprados, incluindo o famoso retrato de “Abraham Lincoln”, tirado em fevereiro de 1865. Esse foi o último retrato fotográfico de Lincoln tirado antes de sua morte, em abril de 1865.

Abraham Lincoln em retrato tirado em fevereiro de 1865

O museu sofreu um grande roubo em 1984 quando um ladrão abriu uma vitrine e roubou quatro documentos manuscritos acompanhando vários retratos de generais da Guerra Civil, sendo que  um dos documentos foi escrito e assinado pelo Presidente Abraham Lincoln.

Retrato de Jimmy Carter

Os três restantes foram escritos e assinados pelos generais da Guerra Civil Ulysses S. Grant, George Meade e George Armstrong Custer. Dois retratos foram adquiridos na década de 1990, sendo um do primeiro foi do abolicionista afro-americano e ex-escravo Frederick Douglass.

O cartaz original Hope, que ficou imortalizado na primeira eleição de Barack Obama

Após a eleição presidencial de 2008, a National Portrait Gallery (NPG) obteve o cartaz Hope de Barack Obama, do artista gráfico Shepard Fairey.

Fotografia do líder e ativista de Direitos Civis, Martin Luther King, fotografia de Jack Lewis Hiller

A partir de 1998, o NPG começou a encomendar retratos de presidentes, começando com George H. W. Bush. Em 2000, o NPG começou a encomendar retratos de Primeiras Damas também, começando com Hillary Clinton.

JKF imortalizado em seu retrato

Entre os expostos, estão: Abraham Lincoln, Alexander Hamilton, Benjamin Franklin, Charlie Chaplin, Martin Luther King, Frederick Douglass, George Washington, Henry Cabot Lodge, Hope, com Barack Obama, Jimmy Carter, Bill e Hilary Clinton, Jefferson Davis, John Adams, John Brown, Martha Washington, JFK, Ronald Reagan, os Bushs e suas primeiras-damas e um auto-retrato de Paul Cézanne.

Retrato do ex-presidente Ronald Reagan

Barack Obama e Michelle Obama (2018) por Kehinde Wiley, o casal queridíssimo em Washington, cujos retratos modernos tem atraído uma legião fãs e formado filas para tirar selfies em frentes aos retratos, principalmente o do ex-presidente. O de Barack está na galeria dos ex-presidentes e o de Michelle no 3° andar.

Obama em seu retrato que promove longas filas para selfies no NPG

Ingresso: entrada gratuita.

Endereço: National Portrait .Gallery,
8th and F Streets NW – Washington

Retrato de Michelle Obama, de Felix-Amy Sherald

Estação de Metrô: metrô Gallery Place – Washington.

Horários: checar o site após a reabertura sobre a crise de covid-19.

Conheça as obras do National Portrait Gallery, clicando aqui.