Luz! Câmera! Ação! Hollywood e o inicio do cinema

Luz! Câmera! Ação! Hollywood é a capital mundial da indústria cinematográfica, atrizes belíssimas, atores charmosos e… celebridades instantâneas.

A região foi criada em 1887 para ser uma comunidade cristã, livre dos jogos e bebidas, o que é uma tremenda ironia para o local que celebra o glamour, as plásticas, frivolidades, diversão e entretenimento.

O Hollywood Boulevard

A antiga fazenda que deu origem a Hollywood, 30 anos  depois iniciava a indústria cinematográfica atraindo aventureiros que ouviam falar do local.

Gloria Swason, atriz do cinema mudo e eternizada em Crepúsculo dos Deuses eternizada

Os banqueiros de Wall Street logo perceberam o potencial dessa nova indústria que florescia na região e começaram a investir no setor em que despontavam atores do cinema mudo.

De 1949 a 1959, o Hollywood Pantages Theatre recebeu as cerimônias anuais do Oscar

Oa atores que eram os mais famosos da época eram Mary Pickford e Charlie Chaplin, posteriormente Mae West, Errol Flynn, Gloria Swason e Cary Grant.

As palmeiras centenárias do Hollywood Boulevard

Muitos estúdios foram abertos, mas dos grandes e mais conhecidos somente a Paramount permaneceu na região.

O Hollywood Roosevelt Hotel sediou a apresentação do primeiro Oscar em 1929 

Hollywood é o eterno set de cinema, que entra na sala de milhões de pessoas em todo o mundo.

Cary Grant deixa sua marca

Começaram a proliferar na região as empresas de iluminação e pós-produção para atender os grandes estúdios, que se instalaram em cidade próximas, como a MGM, em Culver City, a Universal em Studio City e a Warner Bros, em Burbank.

A Hollywood Boulevard

Nos anos de 1920, um jovem cartunista chamado Walt Disney criou um personagem que revolucionaria o mundo mágico do cinema, Mickey Mouse.

A Calçada da Fama

Em 1928 lançou Steamboat Willie, com o rato camundongo – que seria a origem dos Studios Disney – e dando sequências a dezenas de outros poderosos estúdios de animação, TV e efeitos especiais.

Estrela de Carmen Miranda na calçada da fama

Dez Curiosidades de Hollywood

1 – O primeiro filme feito em Hollywood foi The Lawe of the Range em 1910. A maioria dos atores era escolhidos por sua aparência e tinham pouca experiência. Os filmes eram rodados em galpões, como uma verdadeira fábrica.

Hollywood é mágica

2 – O primeiro longa-metragem de Hollywood foi o western mudo O Amor que Sofre, do diretor Cecil B. de Mille.

Marilyn, uma das maiores estrelas é Hollywood e o maior sex symbol de Hollywood

3 – O primeiro sex symbol do cinema foi a atriz de cinema mudo Clara Bow, mas a primeira atriz a deixar seus pés no cimento do TCL Chinese Theatre foi Norma Talmadge.

Estrela de Harrinson Ford na Walk of Fame

4 – O primeiro grande casamento hollywoodiano foi em 1920, entre os atores Douglas Fairbanks e Mary Pickford.

Os letreiros de Hollywood, vistos da Holywood Boulevard

5 – O primeiro filme falado foi O Cantor de Jazz, em 1927 que acabou com os filmes mudos em Hollywood.

Jane Fonda

6 – O primeiro filme com ampla distribuição em cores foi O Mágico de Oz, em  1939.

O Dolby Theatre onde acontece a cerimônia do Oscar

7 – Em 1947, durante o período de ouro de Hollywood, existiam mais cinemas do que bancos nos Estados Unidos.

O Teatro Henry Fonda, na Hollywood Boulevard

8 – O desenho Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney, foi o primeiro filme na história do cinema a alcançar a marca de US$ 100 milhões em vendas de bilheteria.

Hollywood Boulevard

9 – Na década de 50 o House Un-American Activities Comittee iniciou uma intensa perseguição a atores, atrizes, escritores, roteiristas e diretores colocando-os na lista negra de Hollywood por atividades comunistas.

O famoso El Capitan Theatre

Entre os mais mais famosos estavam Dalton Trumbo  (roteirista de Roman Holliday, Spartacus e Exodus), os escritores Dashiell Hammet, Lillian Hellman, Dorothy Parker e o dramaturgo Arthur Miller, o regente Leonard Bernstein, os atores José Ferrer, Zero Mostel, Edward G. Robinson, Orson Welles, Charles Chaplin e Oliver Burgess,  as atrizes Jean Muir, Ruth Gordon, Judy Holliday, Lena Horne, Lee Grant e Barbara Bel Geddes, os diretores Joseph Losey, Richard Attenborough, Luis Buñel e o jazzista Artie Shaw.

Teatro de Hollywood

10 – Hoje existem cerca de nove mil roteiristas que são membros do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos e mais de 16 mil diretores membros do Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos.

Hollywood, apesar de algumas breguices, segue sendo muito divertida. Você verá de tudo por aqui. Acompanhe nossos posts.