Lincoln Memorial em Washington, uma homenagem à Democracia

O Lincoln Memorial em Washington D.C. está localizado no extremo oeste faz parte do National Mall e Memorial Parks e é simplesmente impressionante pela sua grandiosidade e faz jus à figura que foi Abraham Lincoln. A construção do memorial foi concluída em 1922 e a arquitetura teve influência do Templo de Zeus, em Atenas e está localizado no extremo oeste do parque.

O belo Templo de Zeus foi inspiração para o memorial

Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos da América, o republicano que venceu a sangrenta Guerra Civil Americana, conhecida como Guerra da Secessão, que durou de 1861 à 1865 e aboliu a escravidão no país. Lincoln foi um estadista cujo patrimônio político é disputado por democratas, republicanos e militantes dos direitos civis americanos, é provavelmente o mais popular presidente dos EUA.

São 36 colunas romanas de 13 metros de altura para compor o memorial

O memorial é impressionante em sua construção em mármore branco, com 36 colunas romanas de 13 metros de altura e um diâmetro base de 2,3 metros. O prédio, projetado por Henry Bacon e acima da colunata, um friso enfeita com os nomes dos 36 estados da União, na época da morte de Lincoln e as datas em que entraram na União. 

A cornija é composta por um pergaminho entalhado regularmente intercalado com cabeças de leões salientes e ornamentado com palmetto. Acima, no friso, estão inscritos os nomes dos 48 estados presentes no momento da inauguração do Memorial. 

Prédio com friso e cornijas

A imponente estátua solitária de Abraham Lincoln, sentado em contemplação é grandiosa, foi esculpida em mármore branco da Geórgia, pelo escultor, Daniel Chester French, que levou quatro anos para concluí-la. A monumental escultura tem quase seis metros de altura e pesa 175 toneladas, atrai clicks e selfies de seis milhões por ano.

Estátua de Lincoln tem quase seis metros de altura

Abaixo dela está a estátua sobre uma plataforma de mármore do Tennessee com cerca de 10,5 m de comprimento, 8,5 m de largura e 0,17 m de altura, onde os braços de Lincoln repousam.

As belas colunas internas

A estátua de Lincoln e seu segredo

A estátua é cercado por algumas lendas urbanas, como o possível uso da linguagem sinais pelo escultor, onde a mão esquerda da estátua forma um A enquanto a mão direita representa um L, que representariam suas iniciais.

Os códigos nas mãos de Lincoln

A publicação da National Geographic Society “Identificando o passado em Washington, DC” afirma que Daniel Chester French teve um filho surdo e que o escultor estava familiarizado com a linguagem de sinais

Imagem contemplativa e mensagem poderosa

O Discurso de Lincoln

Nas paredes do interior é possível ler alguns trechos de discursos de Lincoln, inscrito na parede sul do monumento está o discurso Gettysburg de Lincoln, e na parede norte seu Segundo discurso inaugural. No teto há duas pinturas de Jules Guerin, chamados “Reunião e Progresso” e “Emancipação de uma Raça”.

Trechos de discursos poderosos de Lincoln

O Lincoln Memorial se tornou um local simbolicamente sagrado, especialmente para o Movimento dos Direitos Civis. Em 1939, as Filhas da Revolução Americana recusaram-se a permitir que a afro-americana Marian Anderson, uma cantora contralto, se apresentasse diante de uma audiência no Salão da Constituição da organização.

A serenidade contemplativa de Abraham Lincoln

Por sugestão da primeira-dama Eleanor Roosevelt, esposa do presidente Franklin D. Roosevelt, foi organizada uma apresentação nos degraus do Lincoln Memorial no domingo de Páscoa para uma audiência ao vivo de 75 mil pessoas e com transmissão radiofônica para todo o país.

A iluminação noturna do interior do prédio

I Have a Dream

Em 28 de agosto de 1963, o local do memorial foi o local da Marcha em Washington por Empregos e Liberdade, que provou ser um ponto alto do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Foram 250 mil pessoas compareceram ao evento, onde ouviram o pastor batista e líder Martin Luther King Jr., proferiu seu poderoso e histórico discurso “Eu tenho um sonho”.

Um dos locais mais visitados do EUA

O discurso do Dr. King, com sua linguagem de patriótica, pacifista e sua evocação do discurso de Lincoln em Gettysburg, tinha o objetivo de combinar o simbolismo do Lincoln Memorial como um monumento à unidade nacional. Hoje, quase 60 anos depois, os Estados Unidos entra em convulsão com a morte de George Loyd, um afro-americano praticamente estrangulado pela polícia racista de Minneapólis. Quem imaginaria que hoje, um dia após a votação para definir o presidente da República dos Estados Unidos da América pelos próximos quatro anos, a população do Estado de Minessota votou em Joseph Biden para tirar Donald Trump do cargo que desonra a cadeira anteriormente ocupada por Lincoln.

O presidente mais importante dos EUA

À frente do monumento, um largo calçadão possui uma bela vista para o espelho d’água, onde os turistas passam longas horas fotografando, conversando e andando de bicicleta. No verão, ao anoitecer, o prédio fica ainda mais bonito quando às luzes são acesas.

A memória do homem que aboliu a escravidão na América

O Lincoln Memorial e tão notável que é reconhecido imediatamente em todos os filmes. Quer maratonar para conhecer o memorial? Algumas dicas de filmes e séries são:

É emocionante visitar o Lincoln Memorial

Sr. Smith Vai a Washington: o memorial inspira o senador Jefferson Smith, interpretado por James Stewart num belo filme do diretor Frank Capra; O dia em que a terra parou: filme de ficção científica em que o alienígena Klaatu visita o Memorial e fica impressionado com as palavras de Lincoln gravadas ali;  Planeta dos Macacos: aparece na versão de 2001; X-Men: Primeira ClasseTransformers: Dark of the Moon, onde Megatron destrói a estátua de Lincoln e depois se senta na cadeira como um trono; Tesouro Nacional , no qual os personagens principais discutem a possibilidade de roubar a Declaração de Independência enquanto estão sentados nos degraus do Memorial; a comédia Uma Noite no Museu: Batalha do Smithsonian, onde a estátua de Lincoln ajuda Larry a derrotar os guerreiros de Hórus.

O local é o preferido da Luta pelos Direitos Civis do país, como no discurso de Martin Luther King, I Have a Dream

O episódio “Mr. Lisa Goes to Washington”  de Os Simpsons; a inesquecível cena de Forrest Gump, onde Tom Hanks faz ao Memorial; The Amazing Race 22, no qual as três equipes finais tiveram que encontrar o local onde Martin Luther King Jr. proferiu seu histórico discurso “Eu tenho um sonho”; o filme de 2013 White House Down, no qual o presidente vivido pelo ator Jamie Fox  solicita um sobrevoo sobre o Lincoln Memorial, tanto no começo quanto no final do filme, para homenagear seu herói. Na série The Handmaid’s Tale, a personagem June é vista em pé em frente à estátua de Lincoln, que foi profanada. E que assistiu House of Cards, com Kevin Space como um presidente maligno na Casa Branca e o cartaz do filme é o personagem sentado no lugar de Lincoln no Memorial.

Visita emocionante

Lincoln Memorial

Endereço: 2 Circle NW, National Mall, Washington – CEP: 20024
(202) 426-6841
http://nps.gov/linc/index.htm
Aberto todos os dias, 24 h – entrada gratuita