Dois memoriais para visitar e se emocionar em Berlim

Na região próxima ao Portão de Brademburg e arredores do Reichstag, em Berlim, existem diversos memoriais em homenagem aos que sucumbiram sob o Nacional-Socialismo. Dois são especiais pois lembram histórias chocantes de dois povos perseguidos . São o Memorial aos Sinti e Roma da Europa (Denkmal für die im Nationalsozialismus ermordeten Sinti und Roma Europas) e o Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Denkmal für die ermordeten Juden Europas).

 

O  Memorial aos Sinti e Roma da Europa foi erguido ao sul do Reichstag, no ano de 2012, para lembrar os Sinti e os Roma assassinados sob o regime nacional-socialista durante o genocídio nazista. Os Sinti e Roma são grupos étnicos ciganos que vivem há séculos na Europa.

O maior campo para onde eram enviados os Sinti e Roma

Os membros da minoria Sinti vem de regiões da Europa ocidental e central da Europa. Sinti é o termo que nomeia os membros de um dos três principais grupos do povo genericamente chamado de cigano. Os outros dois grupos são denominados Roma e Caló.

Um memorial emocionante

Cerca de 500 mil Sinti e Roma foram perseguidos e assassinados sob o domínio nazista. O círculo de granito com 12 metros de diâmetro é coberto por um espelho d’água. No meio há uma discreta plataforma triangular, que pela forma lembra o triângulo marrom usado pelos nazistas para marcar os Sinti e Roma nos campos de concentração.

Dachau, campo de concentração próximo de Munique

O memorial do artista Dani Karavan é finalizada com pedras gravadas com  os nomes dos campos de concentração, locais para onde os Sinti e Roma foram deportados para morrer.

Treblinka, campo de concentração na Polônia

Uma flor é colocada na estela como símbolo da vida e para lembrar os Sinti e Roma assassinados. Assim que murcha, cai nas profundezas do poço. Uma flor nova e fresca surge da água.

Flores para homenagear a minoria dizimada

Ali estão gravadas as palavras do poema “Auschwitz” do italiano descendente dos Roma chamado Santino Spinello, que estão escritas na borda da piscina de água, em inglês, alemão e romani: “Cara afundada / olhos apagados / lábios frios / silêncio / um coração dilacerado / sem fôlego / sem palavras / sem lágrimas”.

O cinzento Memorial aos Judeus Mortos da Europa

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou como é mais conhecido Memorial do Holocausto é, como o nome já indica, um memorial dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista.

Memorial em frente ao prédio da embaixada dos EUA

Construído pelo arquiteto Peter Eisenmann, o memorial foi inaugurado em 2005 e é composto por 2711 colunas de concreto como se fossem sarcófagos.

Um local emocionante

O memorial fica em frente ao parque Tiergarten, ao sul do Portão de Brademburgo, próximo da Potsdamer Platz. O memorial se localiza na Hannah Arendt Strasse.

Hannah Arendt Strasse onde se localiza o Memorial ao Holocausto

Os dois memoriais ficam uma caminhada de 10 minutos uma da outra.

Não deixe de conhecer e se emocionar nesses dois memoriais.