As incríveis praças e igrejas de Gante, na Bélgica

Sint Baafsplein ou Praça de São Bavão possui diversas atrações, além da catedral de São Bavão outra atração é a torre do Sino (Belfort) é o símbolo da independência da cidade. Sua construção teve inicio em 1313, mas a torre só ganhou sua altura atual no século 20. A vista do topo da Belfry é mais alta do que a do castelo, porém menos central.

Lá dentro do Belfort há uma prisão histórica e a torre do relógio que é super bonita, mas o destaque é realmente a vista lá do alto. Lembrando que são 91 metros de altura, percorridos ao longo de uma escadaria com cerca de 350 degraus.

A Belfot, uma das três torres de Gante

Essa é uma das construções que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A torre, concluída em 1442, servia não só como local de vigilância, mas também onde os moradores guardavam alguns tesouros da cidade. No topo, um dragão vigia a vista de Gent.

A Sint Baafsplein ou Praça de São Bavão, em Gante

A praça é um dos lugares mais bacanas de Gante, sendo recheada de lojas, restaurantes e alguns comércios pequenos. O lugar sempre é muito movimentado, mas é um dos passeios indispensáveis para quem passa pela cidade.

Torre da Catedral de São Bavão

A Catedral de São Bavão com seu Cordeiro Místico é um lugar de verdadeira adoração e admiração por essa obra de arte.

Stadhuis, a prefeitura de Gante

Outro prédio lindo da praça é a Stadhuis, a prefeitura de Gante. Prefeituras na Europa são normalmente lindas e essa não é diferente. Ela possui duas fachadas, uma fachada gótica e outra renascentista.

Casarões na Sint Baafsplein

Outros belos prédios compõem o restante da paisagem da  Sint Baafsplein.

Canal Reep

Logo atrás da praça fica um canal lindíssimo que sugiro verem para apreciar a paisagem e tirar lindas fotos. Esse canal chama-se Reep. Ali se encontra um edifício gótico de pedra do século 13 chamado Geeraard de Duivelsteen, em homenagem ao cavaleiro Gerard van Gent, conhecido como Gerard de Duivel (Gerard do Diabo). Inicialmente, o edifício serviu como residência defensiva de um cavaleiro, e no século XIV tornou-se propriedade da cidade e nos séculos seguintes serviu como: armaria, mosteiro, escola, seminário episcopal, hospício e prisão. Até 2015, o prédio funcionou como Arquivo do Estado.

O castelo Geeraard de Duivelsteen

Seguindo um pouco mais ao norte da cidade, a praça importante e movimentada de Gent é a Korenmarkt (Mercado do Trigo).

A Korenmarkt ou Mercado do Trigo

O nome vem das origens históricas da praça, quando 1000 anos atrás nesse mesmo local acontecia o comércio de grãos da cidade.

Os belíssimo prédios da Korenmarkt

Hoje permanecem o nome e boa parte dos edifícios históricos, que abrigam lojas, bares, cafés e restaurantes.

Detalhes do prédio histórico

O maior deles inclusive foi transformado em shopping, com lojas de marcas locais e internacionais, desde grandes grifes até opções mais em conta como a loja de departamentos HEMA ou a rede de supermercados Albert Heijn.

Os bondes se cruzam na Korenmarkt, principal ponto de transporte

Sint-Niklaaskerk ou Igreja de São Nicolau fica na Korenmarkt e é a primeira das famosas “Três Torres de Gent”. As outras duas são Belfort e a Catedral de São Pavão.

A Sint-Niklaaskerk (Igreja de São Nicolau) na Korenmarkt

De estilo majoritariamente gótico, a igreja ostenta uma torre de cerca de 76 metros de altura e sua construção é da Idade Média. Entretanto, inúmeros processos de destruição e restauração fizeram com que não sobrasse muito do projeto original.

Igreja de São Nicolau com a torre da Catedral de São Bavão ao fundo
Ponte St. Michielskern com vista para a Ig4reeja de São Nicolau

A 100 metros da Igreja de São Nicolau surge outra belíssima igreja de Gante, sobre a ponte de mesmo nome, vem a St. Michielskern – Igreja de São Miguel, uma construção gótica tardia e uma das muitas belas igrejas que podemos visitar em Gent.

Igreja de St. Michielskern, vista da ponte com mesmo nome

O grande destaque vai para a torre principal que inicialmente era para ter uma altura de 134 metros mas que, por falta de fundos, ficou a uns escassos 24 metros do objetivo inicial.

Igreja St. Michielskern vista de Korenlei, na margem do rio Lys

No seu interior, destacamos os vários quadros e esculturas espalhados pela galeria principal. A entrada é gratuita. A ponte é um dos mais bonitos pontos para fotografar a região de Korenlei.

A linga igreja e ponte St. Michielskern

Outra praça incrível é a Vrijdagmarkt vem do mercado que ocorre ali toda sexta-feira. No passado, essa praça era o lugar onde aconteciam as execuções públicas.

Escultura na Vrijdagmarkt

Hoje, é um ponto de encontro, com cafés e restaurantes. No centro da praça está uma estátua de Jacob van Artevelde, que foi essencial para uma coalização dos belgas com a Inglaterra contra a França.

A praça Vrijdagmarkt

Na praça fica mais uma igreja famosa de Gante, a Sint-Jacobskerk (Igreja de São Jacó).

A praça possui muitos prédios medievais em ótimo estado de conservação.