As incríveis pinturas de Giambaptista Tiepolo no Residenz Würzburg

Com um quê de Versalhes, a principal atração de Würzburg, cidade de entrada da Rota Romântica da Alemanha é o lindo Residenz Würzburg.  O palácio é a antiga residência dos príncipes bispos de Würzburg, os irmãos Johann Philipp Franz e Friedrich Karl von Schönborn, e foi construída entre 1720 e 1744 e totalmente mobiliada em 1780, é um dos complexos palacianos barrocos mais importantes da Europa.

Frankonia Brunner é fonte que enfeita a entrada da praça do Residenz

O palácio é  um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981., que foi  planejado pelo então jovem e desconhecido arquiteto Balthasar Neumann.

Fachada do Residenz Würzburg

Em 1752 o renomado pintor veneziano Giambaptista Tiepolo criou o afresco do teto representando os quatro continentes para a mundialmente famosa escadaria abobadada e sem suporte que foi projetada por Neumann.

Obra do pintor barroco Giambaptista Tiepolo é o maior afresco do mundo

A obra do teto, mede 18 x 30 metros no total e a pintura é um dos maiores afrescos de uma peça já pintados.

Os belíssimos afrescos no Kaisersaal

A grande sequência de cômodos da Residência, começando pelo vestíbulo e hall do jardim, nos conduz pela escadaria e pelo Salão Branco até o Salão Imperial, também com afrescos de Giovanni Battista Tiepolo.

Uma sala magnifíca

O Kaisersaal, concluído em 1753, é uma obra de arte criada por três artistas genialíssimos: o arquiteto Balthasar Neumann, o pintor de afrescos Giovanni Battista Tiepolo e o especialista em estuque Antonio Bossi.

Pinturas de Gianbaptista Tiepolo

As abóbadas dessas salas principais também resistiram ao devastador incêndio do Residenz que ocorreu no ano de 1945, enquanto os tetos e pisos do Kaiserzimmer flanqueando o Kaisersaal foram destruídos.

Afrescos magnifícos

O afresco do teto de Johann Zick foi pintado por volta de 1750 é certamente a primeira coisa que chama a atenção quando você entra no hall do jardim pelo vestíbulo, chamado de Garden Hall.

O Salão do Jardim

Também impressionante é a estrutura do salão, uma ideia do mestre construtor Balthasar Neumann: o teto abobadado da sala oval é sustentado não apenas pelas paredes, mas também por um anel de colunas.

Afresco do teto de Johann Zick

Móveis e revestimentos de parede recuperados permitiram restaurá-los e estão em exposição.

Lindas tapeçarias e móveis de época

No final da reconstrução, a sala dos espelhos reconstruída foi reaberta em 1987.

Salas requintadas do Residenz

Um total de mais de 40 salas do castelo podem ser visitadas, que contêm uma riquíssima decoração de móveis, tapeçarias, pinturas e outros tesouros artísticos do século XVIII , bem como a exposição de conjuntos de móveis do período toscano.

Tapeçarias que contam histórias

Lindos lustres, molduras e espelhos estão espalhados por todo o palácio.

A State Gallery exibe pinturas venezianas dos séculos XVII e XVIII e é uma ala do museu com as coleções de pintura do estado da Baviera.

Pinturas de Paolo Veronese

São obras de artistas venezinos, como Paolo Veronese, Canaleto, Giambaptista Tiepolo outros pintores.

Paolo Veronese

A parte externa onde é o Hofgarten é maravilhosa. O jardim do pátio da Residência de Würzburg está junto das fortificações barrocas da cidade, que ainda delimitam a área a leste com seus maciços muros de contenção.

O Hofgarten com o Residenz ao fundo

No final do século XVIII, o jardineiro da corte Johann Prokop Mayer foi contratado para projetar o jardim da corte da residência.

Jardins com inspiração em Versalhes

Mayer dividiu habilmente a complexa área do jardim, que se eleva em direção aos bastiões, pequenos jardins individuais, simetricamente estruturados e independentes.

Um lugar inspirador

No estilo rococó, ele forneceu colocou árvores frutíferas cortadas, vasos de plantas, canteiros, sebes, treliças e arcadas.

Passeie nesse jardim encantador

As clássicas esculturas de jardim são da oficina do escultor da corte Johann Peter Wagner, mas foram substituídas por moldes, com o passar do tempo. Um elaborado portão de ferro foi forjado na oficina do serralheiro da corte Johann Georg Oegg.

Teixos (árvores em forma de cone) em forma de cone no jardim sul

O chamado jardim nascente, que se encontra no eixo principal da residência, ergue-se numa colina e em contraste como jardim retangular sul, ele é completamente plano.

Jardim maravilhoso no palácio

No seu centro tem uma bacia de água redonda com um grande monolito feito de pedra de tufo com um pequeno jato de água sobe mesmo nos meses de inverno.

Endereço: Residenzplatz – Würzburg

Bilhetes de entrada

9 euros normal,
8 euros reduzido

Hofgarten: todo o ano, das 8h ao anoitecer ( no máximo até às 20h00) – entrada gratuita

O café restaurante na parte externa do palácio

Residenz (Horário de funcionamento)

Abril a outubro: 9h às 18h / Novembro a março: 10h às 16h30 / diariamente
Fechamento da bilheteria: 45 minutos antes do horário de fechamento

Fechado em 1 de janeiro; terça-feira de carnaval; 24, 25 e 31 de dezembro

Como chegar:

Ônibus Residenz
Ônibus para Mainfranken Theatre

Bonde para Dom

Estacionamento no local (pago)