A Chinatown de Washington

Chinatown faz parte do Distrito Histórico do centro de Washington D.C., uma das áreas mais antigas da cidade, uma mistura de prédios comerciais, residenciais, religiosos e governamentais, um local vibrante e interessante para visitar, repleto de locais com uma rica variedade de raízes asiáticas.

A primeira Chinatown de DC foi fundada na década de 1880 ao sul da Pennsylvania Avenue e era composta, principalmente, por homens que emigraram para o oeste dos Estados Unidos e depois migraram para o leste. Muitos desses homens deixaram esposas para vir para a América, na esperança de fazer fortuna e voltar à China, mas acabaram ficando na capital do país. 

O arco construído para homenagear a cidade de Pequim

Em 1986, o Distrito de Columbia dedicou o Arco da Amizade ou Friendship Archway, projetado pelo arquiteto Alfred H. Liu no estilo dos portões das Dinastias Ming e Qing, entre as rua H, 7 e 6. A obra tem sete telhados construídos sem pregos, na antiga tradição chinesa de Dougong,  uma técnica que utiliza suportes de madeira interligados e é um dos elementos mais importantes na arquitetura tradicional chinesa. O portão tem 7 mil azulejos e 280 dragões pintados e foi construído para celebrar a amizade entre Washington e sua cidade irmã Pequim. Em época de Trump até parece piada. 

O Mary E. Surratt Boarding House, local onde foi conspirado o assassinato do presidente Lincoln

Outra atração do bairro é  restaurante Wok & Roll, um pequeno prédio do século 19 que ocupa o que antes era a pensão de Mary Surratt. A pensão era o ponto de encontro de John Wilkes Booth e seus conspiradores para tramar o assassinato do presidente Abraham Lincoln.

Placa no interior do restaurante Wok & Roll,

O tribunal militar que julgava os conspiradores do assassinato do presidente, ouviu testemunhos de residentes na pensão, que Mary Surratt se reunia regularmente com os conspiradores e forneceu armas . Foi com base nessas evidências que a dona da pensão foi condenada e sentenciada à morte,  sendo a primeira mulher a ser executada pelo governo federal dos Estados Unidos. 

Nem lembro se a comida era boa, depois de ler a placa e saber a história do lugar

Descobrimos essa história por acaso, pois sentamos na mesa ao lado da placa, sem sabermos do que havia ocorrido naquele local, agora um restaurante de comida chinesa. Em 2011, a casa ganhou alguma atenção com o lançamento de um filme sobre Mary Surratt, The Conspirator, do diretor Robert Redford. Outra dica de restaurante em Chinatown é o Reren, que serve pratos locais, como o dim sum, macarrão caseiro e pato assado.

A estação de metrô  Gallery Place-Chinatown, linha amarela fica bem próximo ao arco e duas importantes rotas Metrobus cruzam as ruas 7th e H.