Taipú de Fora, piscinas naturais de corais na Península do Maraú

Piscinas naturais, águas clarinhas e mornas, areia branquinha e coqueirais a perder de vista.

Esse é o cenário da linda Taipú de Fora, uma das praias mais mais famosa da Península de Maraú, na Bahia e  uma das mais bonitas do Brasil.

A bela Taipú de Fora

Localizada apenas 60 km de Itacaré, dá para chegar lá de carro comum, que não seja muito baixo e em dias de sol, por uma estrada que começa asfaltada e segue no barro por 40 km, muito íngreme.

A areia branquinha de Taipu de Fora
A estrada BA 030 que corta a Península do Maraú

No período de muita chuva, a dica é ir apenas com 4×4.

Mar de coqueiros

No caminho, para quem for passar o dia, uma parada rápida para ver as bromélias gigantes e, logo à frente fica a lagoa do Cassange.

Peixinhos coloridos em Taipú de Fora

Uma enorme piscina natural onde é possível ver peixes das mais diversas cores, além dos arrecifes de corais e coqueiros gigantes são a atração de Taipú de Fora.

Coqueiros verdes, areia branca e mar azul

Para melhor aproveitar a viagem, o ideal é aproveitar a época de lua cheia e lua nova, quando a maré baixa e os corais ficam expostos.

Tempo nublado em Taipú de Fora
A melhor época para esta visitar Taipú de Fora e a Península do Maraú é de março a novembro, desde que se evite os dias mais pesados de inverno.

No verão, o sol é garantido, mas a quantidade de pessoas turistando pode tirar parte do prazer do seu passeio.
Mar azul
Fique também de olho na maré, pois é quando está baixa que os corais aparecem os mergulhos livres ficam mais gostosos e fáceis, inclusive para quem não sabe nadar.
Dia de nadar com peixinhos coloridos
As piscinas são conhecidas como o caribe baiano graças a suas águas cristalinas azul-esverdeadas
Água límpida para ver os peixes
Dica imperdível: leve seu equipamento de snorkel e não vai se arrepender em observar os peixes coloridos de Taipu.
cardumes coloridos pelos corais de Taipú de Fora
Os milhares de peixinhos coloridos que vivem ali, se escondendo entre os corais, oferecem uma visão encantadora ao mergulhador.
Observe a Tábua das Maré para saber o melhor momento de nadar
Mas nada de dar comida aos peixes tá? É muito prejudicial ao ecossistema local.
Infraestrutura razoável em Taipú
Depois de se fartar com as belezas do mar, aproveite a boa estrutura que o local possui em relação a barracas, como a Buda Beach Club, o Viking Beach Bar e o Bar das Meninas.
O Viking Beach Bar
Os preços são meio salgados…melhor mesmo é fazer uma refeição leve e guardar a barriga para comer muito bem em Itacaré, quando voltar ou em Barra Grande, caso queira ficar na Península do Maraú, que possui uma melhor e maior infraestrutura.
Rua principal de Taipú de fora com lojinhas e restaurantes
Mas Taipu possui hotéis, pousadas, hotéis-boutiques de luxo e eco-resorts, além de restaurantes de comida caseira e peixe.
O Bar das Meninas
Quem for ficar em Barra Grande pode fazer o trajeto até Taipu de Fora  por jardineira, cujo ponto fica próximo do atracadouro de Barra Grande ou a pé, em caminhada de cerca de duas horas pela costa. a praia fica a 7 km da vila de Barra Grande.
A maré enchendo

O momento exato para  fazer snorkel em Taipú de Fora:

Para aproveitar o melhor de Taipu de Fora, não dá pra esquecer da hora e ficar dormindo até tarde. Como se já não bastassem suas águas transparentes, sua areia branca e os coqueirais, Taipú de Fora já seria a praia mais bonita da Península de Maraú, na Bahia.

As piscinas convidam para a prática de snorkel

Mas o que já é muito bom fica espetacular se você estiver lá no momento certo. A mudança de cenário segue o ritmo cíclico das marés. É preciso que o mar chegue em seu nível mais baixo, durante as luas nova e cheia, para que os corais comecem a despontar da água.

As piscinas fazem a alegria de adultos e crianças

Quando finalmente eles fecham o arco quase completo diante da praia, retendo as ondas a vários metros da areia, surge Taipu para aproveitar muito mais a região.

Dia nublado em Taipú

Lagoas de águas mansas formam um espelho d’água de quase um quilômetro de extensão, perfeito para ver os peixes coloridos que vivem perto dos recifes.

Uma praia incrível

Se o dia for de sol, o que não é tão comum, as águas da piscina natural ganham tons mesclados de azul e verde.

Mar em tom de verde com águas claras

Esse momento exato do espetáculo ocorre duas vezes em 24 horas, uma delas sempre durante a noite.  Por isso é fundamental consultar a Tábua de Marés quando ainda estiver planejando a viagem. Preste atenção à lua e à hora exata da maré mais baixa na região de Ilhéus (o ponto de medição mais próximo).

Perfeição!

Calcule tudo para estar um pouco antes da hora no ponto exato, o canto em que os corais quase tocam a praia. Dalí você vai ver de perto toda a transformação de Taipu.

Passeie pelas areias de Taipú, ótima para caminhadas

Em no máximo duas horas, o mar volta a cobrir os corais e as ondas retornam à praia. As barracas na beira da praia lotam para o almoço e esvaziam depois conforme a maré sobe.

Localização de Taipú de Fora na Península do Maraú

Onde comer em Taipú de Fora

Duas barracas grandes servem frutos do mar em frente à piscina natural de Taipú. A comida é boa mas os preços são salgados. Uma moqueca mista de peixe e camarão custa entre R$ 100,00 e R$ 140,00 para duas pessoas (valores de outubro de 2019).

O Budha Bar

A comida mais gostosa, na minha opinião, é a do Restaurante Buda Beach.

Rua principal de Taipú de Fora

Uma opção de comida saborosa e barata é o Acarajé da Zezé, em frente à praia. Custa seis reais cada e é uma delícia. Só tome cuidado com a pimenta!

Delícia de ugar

Aeroportos mais próximos:

Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães (Salvador)

Distância: 410 km – 7h30

Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus)

Distância: 127 km – 3h10

s