Praia dos Anjos

A Praia do Anjos  é onde ficam ancoradas as embarcações que fazem os passeios pelas praias de Arraial do Cabo e os táxi-barcos. Localizada na Enseada dos Anjos e possui ao longo da praia uma avenida e diversos prédios residenciais e comerciais bem como uma infraestrutura de quiosques e restaurantes para atender o turista

A praia dos Anjos possui kiosks, estacionamento e até chuveiros, além de muita oferta de imóveis para locação. è na Praia dos Anjos onde chegam e partem todo os passeios para as outras ilhas e praias de Arraial do Cabo.

O visual da Praia dos Anjos atrai pelo bucólico conjunto de barcos, onde durante todo o dia pescadores voltam do mar carregados de peixes para o mercado. A praia, apesar de não ser a mais indicada para banho, certamente está entre as mais movimentadas da região.

Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região. Ali foi erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a primeira missa fechada do Brasil.

A igreja permanece no local até hoje os dias atuais, localizada sobre um pequeno morro e divide espaço com um grande número de turistas que seguem para os passeios de barco, para a trilha do Forno e para os bares e restaurantes locais.

A atração da Praia dos Anjos não é o banho de mar. São daí que partem os tours que levam os visitantes para conhecer a sonhada Praia do Farol. Enquanto esperam o momento do embarque, eles poderão curtir as tartarugas que permanecem próximas ao cais em busca dos peixes que sobram dos barcos que chegam repletos do mar.

Também está na Praia dos Anjos uma das praças mais movimentadas da cidade, a Praça do Cova, onde ficam restaurantes e bares e shows atraem um grande público durante o verão.

O acesso à Praia dos Anjos é tranquilo. Não há trilhas a percorrer e há muitas vagas para estacionar nas ruas próximas.

Área Histórica de Arraial do Cabo – Praia dos Anjos

Arraial do Cabo tem uma grande importância histórica. Do lado esquerdo da Praia dos Anjos, existe um monumento indicando o marco histórico da chegada do navegador florentino Américo Vespúcio no ano de 1502. Os índios tamoios eram, na época da chegada dos portugueses, os habitantes mais comuns da região, embora existissem, também, tribos de tupinambás na região.

Pintura da chegada de Américo Vespúcio na Praia dos Anjos, em 1503, na Estalagem do Porto

Após decidir se separar do resto da frota da segunda expedição à costa brasileira, Américo Vespúcio navega rumo ao sul e chega à Praia da Rama – atualmente conhecida como “Praia dos Anjos” – aí ancorando logo em seguida. Ao lugar, deu-se a região o nome de Cabo Frio, devido a fatores que, de certa forma, fascinaram os navegantes.

Chegada de Américo Vespúcio na Praia dos Anjos

Américo Vespúcio decidiu, então, construir um forte no local, cujas ruínas permanecem no local, acessível por trilha entre a Praia do Forno e a Prainha, onde ele deixou 24 homens com armas e mantimentos. Posteriormente, foi construída uma feitoria em local próximo.

Casa de Piedra, uma das primeiras edificações do país
Provavelmente como consequência do estabelecimento dessa feitoria, começou a se desenvolver em Arraial um modesto povoamento, sendo esse um dos primeiros e em território brasileiro.
Banco com ladrilhos retratando a chegada dos portugueses na região na Praça do Cova

Ainda é possível ver, na cidade, a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a “Casa da Piedra”. Hoje a Casa de Pìedra é um barulhento bar e restaurante com até música ao vivo que vai até às 2h da manhã.

Praia dos Anjos e seus barcos

Existe na cidade um marco histórico que lembra a visita de Américo Vespúcio nesta época. Composto de um obelisco, um poço, existente desde então e uma placa comemorativa.

Vista da pousada Estalagem do Porto para a Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Cruzando a rua, existe a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída no mesmo ano. Ela é uma das primeiras edificações de todo o Brasil e foi construída de pau  à pique.