O Palácio de Westminster, coração político da Inglaterra

À beira do rio Tâmisa está o belo edifício conhecido como Houses of Parliament – o palácio onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido, conhecidas como a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

O Palácio de Westminster começou a ser erguido há mais de 1.000 anos por Eduardo, o Confessor,  e era o palácio real, sede do governo e abadia.

Mas o prédio atual, com sua arquitetura neogótica foi reconstruído em 1870, pois em  1834 o palácio antigo foi destruído por um incêndio.

O Palácio de Westminster

O prédio possui 1.100 salas, 11 pátios internos, 100 escadarias e 5 km de corredores. No lobby central do palácio os membros do parlamento encontram os cidadãos que querem falar sobre um determinado assunto.

O Big Ben na Torre Elizabeth

A torre de 96 metros com o Big Ben é um dos mais conhecidos símbolos da Inglaterra. O sino pesa 14 toneladas.

O Big Ben marca a hora exata do país desde maio de 1859, quando foi inaugurado. A torre possui também quatro sinos menores que tocam a cada quarto de hora.

Um dos relógios mais famosos do mundo

Essa torre foi denominada Torre Elizabeth em homenagem a atual rainha.

Olhar o Big Ben de baixo é entortar o pescoço

A torre do lado sul é a Victoria Tower com 98 metros e seu nome é uma homenagem a rainha Vitória.

A Victoria Tower

A Vitória Tower é a entrada oficial dos monarcas quando ele vão ao Parlamento. A bandeira real tremula no alto da torre.

A bandeira no alto da Victoria Tower

O Westminster Hall – a estrutura mais antiga existente no Palácio de Westminster – foi erguido em 1097 e serve para funções cerimoniais.

A entrada pelo Westminster Hall

O espaço é utilizado em algumas cerimônias públicas, como no Jubileu de Prata da rainha Elizabeth II, em 1977, no Jubileu de Ouro em 2002, no 300º aniversário da Revolução Gloriosa em 1988 e no 50º aniversário do final da II Guerra Mundial, em 1995.

O Westminster Hall e a Victoria Tower

Funerais de Estado também são realizados em Westminster Hall, como o de Sir Winston Churchill e da rainha-mãe.

Westminster Hall

Na entrada de Westminster Hall, está a estátua equestre de Ricardo I, o Ricardo Coração de Leão.

Em frente à estátua equestre de Ricardo I

O Parlamento Britânico é composto de membros eleitos de vários partidos, sendo os dois principais o Partido Conservador e o Partido Trabalhista.

 

O Big Ben

O partido ou coalizão com maior número de membros eleitos costuma fazer de seu líder o primeiro-ministro.

Os nobres são membros da Casa dos Lordes. A casa possui 700 membros. Um Lorde Orador chamado de Lord Chancellor conduz os debates. A cor predominante é o vermelho, cor dos nobres.

  

Na Sala dos Comuns, os 659 membros são divididos entre os que representam o Governo – e que se acomodam à esquerda -, e a oposição à direita.

St. Margareth Street

O orador é chamado de speaker. Ele preside a sessão sentado no centro da sala, cujo tom dominante é o verde.

Big Ben visto de baixo

Infelizmente o acesso ao lobby central é somente para cidadãos britânicos. Então, resta-nos admirar a beleza do prédio pelo lado de fora.

Detalhes da Houses of Parliament

A estação do tube para chegar ao Houses of Parliament é a Westminster. Quem for de barco pelo Tâmisa pode descer no píer Westminster.