Não deixe de andar nos bondinhos por Lisboa

Lisboa possui um bom sistema de transportes. Bondes e funiculares são muito usados para deslocamentos na região do Tejo e Baixa Pombalina para o Bairro Alto, Castelo, Alfama e Estrela.

O sistema de Metrô possui três linhas e funciona das 06h30 à 01h. Os bilhetes podem ser comprados no embarque ou em quiosques da CARRIS e o mesmo bilhete é válido para os bondes, funiculares, metro e ônibus.

O eléctrico 28, queridinho de Lisboa

Os bondes mais procurados em são os Lisboa são o eléctrico 28, que vai de Estrela até o Castelo, passando pelo Bairro Alto, Chiado, Baixa e Alfama. Custa somente 1,20 € e passa ´por muitos pontos turísticos da região.

Vá na Janelinha para ver tudo

 

Já o bondinho 15 faz o trajeto da Praça do Comércio, na Baixa, até o bairro do Belém.

O bonde 28 é bacana, a cara da cidade e cheio de charme. Um ótimo tour pelo centro de Lisboa, olhando pela janelinha de madeira que passa por ruazinhas estreitas e centenárias. Se tiver a sorte de ir sentado, então está “Na janelinha para ver tudo” e desfrutar muito da paisagem. Mas o bonde é também o meio de locomoção para muitas ruas de difícil acesso, por isso é usado no dia a dia pelos lisboetas que moram nos pontos mais altos da cidade, como o Bairro Alto e Castelo. É normal ter gente de idade pegando o bonde, então evite andar de mochilas ou malas, pois estará atrapalhando a rotina do morador de Lisboa. O bonde não é só turístico, ele é o meio de transporte dos portugueses e isso os deixa irritados.

As ruas estreitas na rota do eléctrico 28

Embarque na no bonde na Praça Luis de Camões, na divisa do Bairro Alto com o Chiado, ou suba na Baixa e passeie pelo Alfama e Castelo,  até o ponto final. Caso não tenha o bilhete, também pode comprar pode comprar diretamente com o motorista para aquela viagem somente. Descendo no ponto final e querendo embarcar para a volta, é necessário outro bilhete unitário. O bilhete vale para uma única viagem até o ponto final.

Se quiser descer na Basílica da Estrela, vale a pena. O interior da igreja é lindo. Depois retome o bonde, pague nova passagem e pode continuar o roteiro. E assim continue por diversas atrações da cidade, subindo e descendo.

Os bondinhos são muito confortáveis, mas preste atenção pois eles costumam atrair os batedores de carteira. São os miúdos e miúdas romenos, jovens oriundos desse país do Leste Europeu, que costumam levar carteira de turistas desavisados. Eles atuam principalmente dentro do bonde 28 e na região do Alfama.