Place de La Madelaine e as delícias gastronômicas

Próximo ao Jardim de las Tuleries e da Place de La Concorde, fica a fabulosa Eglisé de La Madelaine, no Opéra, situado em uma das regiões mais sofisticadas de Paris, endereço de diversas lojas de grife e em uma praça que é o paraíso dos gourmet.
Eglisé de La Madelaine, no Opéra
A Madelaine é uma das igrejas mais conhecidas de Paris e foi erguida em honra a Maria Madalena. Com uma fachada similar ao Pantheón de Roma e ao Palais-Bourbon, sede da Asemblée Nationale, do outro lado do rio Sena, no Invalides, sua construção foi iniciada em 1764, mas foi consagrada em 1845.
Place de la Madelaine
Nesse meio tempo cogitou-se transformar a construção em bolsa de valores, no parlamento e em uma estação de trens. Mas tendo vencido a Batalha de Jena, em 1806, Napoleão decidiu transformar o local em glória militar e contratou Pierre Vignon para projetá-lo.
Rue Royale
São 52 colunas coríntias com 20 metros de altura circundam o prédio e sustentam as esculturas do friso. As portas foram esculpidas em baixo-relevo com cenas dos Dez Mandamento e o interior todo decorado em mármore.
 Junto com a igreja foi construída a Place de La Madelaine onde ficam diversas lojas especializadas nas mais deliciosas comidas apreciadas pelos franceses, como trufas, champanhes, chocolates artesanais, caviar, foie gras, etc. Muitas dessas lojas são conhecidas como mercearias chiques, as épiceries.
As lojas incríveis da região, entre elas a Caviar Kaspia

Conhecida como o supermercado dos milionários, o Fauchon, bem na lateral da igreja na Place de La Madelaine, nº 26. São aproximadamente 20 mil itens que fazem a delicia gastronômica para que não se importa em gastar um pouco mais.

As lojas de grife da região

Uma curiosidade é a casa de número 9, onde o escritor francês Marcel Proust, de Em Busca do Tempo Perdido, passou sua infância.

Locação de filem na Place Madelaine

No lado leste da igreja, um colorido mercado de flores funciona de terça à sábados.

Locação de filem na Place Madelaine

Outra loja muito famosa da praça é a Hédiard, de 1854, um empório de alimentos internacionais com uma ampla variedade de frutas, verduras, vegetais, óleos, etc. Com um restaurante que serve chás, é ideal para uma pausa e apreciar a vista da praça.

Rue Royale
Para quem quer uma loja que tenha chás, cafés, chocolates e doces, o ideal é a Marquise de Sévignè, no número 32 da praça.
Se quiser se deliciar em chocolates, visite a Maison de la Truffe, no número 19 da Place de la Madelaine. Quem quiser se maravilhar com caviar de todas as partes do mundo, salmão, enguias e coisas do gênero, a loja é a Caviar Kaspia, no número 17. No número 6, a Boutique Maille é o melhor fabricante de mostarda da França, com curiosidades como as temperadas com champanhe ou conhaque.
Região da Place Madelaine

No Boulevard Malesherbes, 4 fica Au Verger de la Madelaine, loja de vinhos de safras especiais. No número 23, o Betjamen and Barton, uma loja de chás do mundo todo. A região da Madelaine possui restaurantes bem caros, esse que possuem no mínimo três estrelas no guia Michelin, como o Le Carré des Feuillants, o L’Espadon, o Le Grand véfour e o Senderens.

Boulevard Malesherbes
 Mas se preço não for um problema para seu passeio, a Madelaine vai fazer sua alegria com  que de melhor há em Paris. Casa contrário, compre um ótimo sanduíche em uma boulangerie da região e improvise um piquenique no Jardin de Tulerie. Você não será o único. Para compras, dedique-se a lojas da Rue Saint-Honoré, Rue du Faubourg, Boulevard Malesherbes e Boulevard Capucines. Todas cruzam a Place de la Madelaine.