O eficiente Metrô de Nova York

O metrô de Nova York é um dos mais antigos do mundo e não apresenta o formato de ‘teia’ que caracteriza os metrôs de cidades igualmente cosmopolitas, com linhas que não se cruzam a todo momento, como em Paris ou Madri. O subway nova-iorquino funciona como uma coleção de linhas de trem mais ou menos independentes, que eventualmente se conectam. Trem e metrô são praticamente sinônimos no dialeto  novaiorquino

Estação City Hall de metrô

Com isso existe uma certa vantagem com linhas  retas e diretas, que não dão voltas e por isso poupam tempo. As desvantagem são a necessidade de estudar o itinerário da linha para saber em qual estação entrar e em Manhattan, o metrô funciona melhor no eixo norte-sul do no que eixo leste-oeste.

Uma dos metrôs mais antigos do mundo

Com 368 km de extensão, o metrô de Nova York é o quinto maior sistema metroviário do mundo, e tem ampla cobertura em quase todas as regiões de New York City.

Placas Subway do metrô novaiorquino

Construído em 1904, é o meio de transporte mais utilizado pela população e pelos turistas, por ser muito prático e econômico, ideal para fugir do trânsito da cidade.

Sempre se encontra um artista nas estações do metrô

Entender o imenso mapa parece ser complicado para quem vai viajar pela primeira vez para a Big Apple, mas é mais simples do que dizem por aí. O sistema metroviário de Nova York funciona 24 horas, todos os dias da semana, e é composto por 36 linhas e 472 estações distribuídas por toda cidade.

As linhas de NYC são antigas

Apenas Staten Island não é atendida pelo metrô, mas isso não é problema, porque o distrito não tem muitas atrações para os turistas, por ser predominantemente residencial. Importante mesmo saber que os principais pontos turísticos contam com estações de metrô próximas e bem sinalizadas, porque a cidade investe muito no turismo.

Algumas estações possuem murais ladrilhados em NY

A melhor dica é instale no seu celular o aplicativo do metrô! Pronto, você já vai estar com meio caminho andado para dominar o metrô da cidade.

Estação da Grand Army Place, no Brooklyn

O metrô funciona 24 horas, porém nem todas as linhas atendem as estações em determinados horários, principalmente após às 22h, quando o sistema trabalha em regime de contingência, para manutenção das estações.

Estação da chique região de Columbus Circle mas a estação sofrível em manutenção

Qual a diferença de linha expressa e linha local como saber qual pegar?

As linhas do metrô de Nova York são divididas em local e expressa. A diferença é que a LOCAL tem muito mais paradas, algumas bem próximas uma das outras.

Já as linhas EXPRESS são muito utilizadas para quem quer chegar rápido em pontos estratégicos, porque o trem passa direto em várias paradas. Então, veja bem qual você tem que pegar para não ter a supresa de pular a estação de metrô que você precisa parar.

Estação da 15th st

Ao entrar na estação, verifique as sinalizações na plataforma com indicações sobre os trens locais ou expressos. Na dúvida, utilize sempre o local, porque terá menos chances de errar.

Atente-se que muitos trens locais mudam para expressos em alguns horários de pico ou de madrugada. Por isso, consulte sempre as plaquinhas indicativas ou no Google Maps.

Estacão da Lorimer st

Quais as principais linhas de Nova York para chegar as principais atrações?

Linhas 1, 2 e 3 – Vermelha

A linha vermelha divide-se em 1, 2 e 3 e sua extensão tem como característica atender o Upper West Side – a oeste do Central Park – e parando dentro da estação de trem da Penn Station.

A linha 1 (local) é muito utilizada para ir à Estátua da Liberdade no sul de Manhattan.

Linha Vermelha 1

As linhas 2 e 3 são utilizadas para ir até o bairro do Harlem.

Linhas 4, 5 e 6 – Verde

Atende o Upper East Side, a leste do Central Park – com paradas estratégicas em vários pontos turísticos da cidade, inclusive a extensão da Quinta Avenida e próximo ao Mille Museum, entre  eles o MET e o Guggenheim

A linha 6 é local, ou seja, tem mais paradas nas estações e mais recomendada.

Estação da Broadway

Linhas A, C e E – Azul

É a linha mais utilizada pelos turistas, porque atende as principais atrações como Central Park, Greenwich Village, World Trade Center e Brooklyn (próximo da ponte).

Dentro de Manhattan, utilize mais a linha C (local), porque tem mais paradas.

Linha L – Cinza

Essa linha atende o norte do Brooklyn e o distante bairro de Bushwick. É uma das mais movimentadas, porque é um dos únicos acessos a essas duas regiões.

Linha 7 – Roxa

A linha que atende o Queens tem a característica de ser o principal meio de transporte para os jogos do US Open (tênis) e do New York Mets (baseball). Dentro de Manhattan a estação final Hudson Yards é muito frequentada para visitar o parque suspenso The High Line e a região dos piers do Hudson River.

Estação da Chamber st

Dicas de Sinalização das Estações de Metrô

Luz indicativa:  Nas escadarias de algumas estações do metrô tem um sinaleiro na cor verde, é que um aviso para informar se a estação está aberta ou fechada. Se a luz estiver acesa em verde, está aberta e pode entrar normalmente.

Entrada do subway do começo do século XX

Algumas estações tem a indicação de “ONLY METROCARD ACCESS”, ou seja, você precisa já ter o bilhete do metrô para acesso, porque não tem bilheteria e nem máquina automática para vendas de bilhetes.

Entrada da estação Times Square

Indicações nas estações:  as entrada das estações possuem sempre as linhas que passam por aquela estação de metrô.

Wall Street Station

Placas nas plataformas: Nunca entre no trem sem observar as placas indicativas nas plataformas, principalmente, para verificar se a linha é local ou expressa.

Estação de 1902

Quando a sinalização indica “LATE NIGHT” é porque a linha tem seu itinerário alterado no final da noite e vai atender apenas em algumas estações específicas. Esse cuidado é importante para não pegar o metrô errado e evitar contratempos.

Indicação do destino nos vagões do metrô

Indicação nos trens:  Todos os trens do metrô tem a indicação da cor e número ou letra da linha. Verifique se é a linha correta antes do embarque, porque vários trens utilizam-se da mesma plataforma, e é muito fácil confundir e entrar no vagão errado.

O Metrocard é indispensável

O que é o Metrocard?

O METROCARD funciona em todas as linhas de metrô e também do transporte público de Nova York, inclusive os ônibus que circulam pela cidade. O bilhete magnético não funciona nos trens e nem nos ônibus do transporte público de New Jersey, porque apesar de próximo de Nova York, trata-se de outro Estado dos EUA.

Não tem como viajar a Nova York e não comprar um METROCARD, porque o bilhete é forma mais econômica e prática para acesso ao transporte da cidade. Cuide bem do seu bilhete para não deixar o junto com outros cartões, porque a tarja magnética é muito sensível e pode ter problemas para utilizar nas catracas.

metro de nova york
Máquinas para comprar o Metrocard

O bilhete é vendido nas máquinas automáticas nas estações do metrô, super simples de utilizar e aceitam dinheiro ou cartão de crédito internacional.

Valores do METROCARD

O METROCARD avulso custa $1 dólares e é vendido em duas opções:

Pay-per-ride

É a opção recarregável, para colocar até $80 dólares de crédito e pagar a entrada avulsa. O custo é de $2,75 por cada utilização na catraca. Um bilhete pode ser utilizado por várias pessoas, desde que tenha crédito para tal. Indicado para quem vai ficar menos de 4 dias e pretende utilizar pouco deslocamentos.

Passe seu Metrocard e ande por toda NYC

Unlimited Ride

É a modalidade do METROCARD mais utilizadas pelos moradores e turistas. Permite utilizar o bilhete de forma ilimitada, quantas vezes conseguir, dentro do período contratado. O METROCARD ilimitado é comercializado nas opções:

7-Day Unlimited Pass: $33 dólares + $1 do bilhete

30-Day Unlimited Ride MetroCard: $127 + $1 do bilhete.

metro de nova york
Catracas de estação de metrô

Para evitar fraudes, é permitida apenas uma utilização na catraca a cada 20 minutos, ou seja, esse tipo de METROCARD é individual e não pode ser compartilhado. Caso o período de utilização termine e você ainda precisa ficar alguns dia, porém não quer comprar outro passe ilimitado, é possível fazer recargas eventuais Pay-per-ride no bilhete.

Catracas

Para saber qual a data de expiração do período contratado, basta utilizar o METROCARD na catraca e verificar no visor a data de término.

Linhas de metrô de NYC