Huacachina, o oásis peruano

Huacahina é um pequeno oásis no sul do Peru, distante 306 km de Lima e pertencente ao município de Ica.

 

Calçadão ao redor da laguna, e HuacachinaUm dia inteiro é mais que suficiente em Ica. Huacachina é reralmente uma minúscula vila, com uma lagoa no meio e rodeada de dunas.

A bela laguna

O pessoal só vem para Huacachina pra passear de bugre no deserto e praticar sandboard nas dunas. Mas devido sua localização, o por de sol é um dos mais belos que já presenciei.

Reserve meio dia para dar um passeio dar uma volta em Ica e visitar as bodegas  e fazerdegustação de pisco. Ica é a capital nacional do Pisco, aguardente feita de uva. Reserve um táxi, que na verdade é um motorista com um carro confortável para nos levar até a estação deixar a bagagem, levou-nos em duas bodegas de pisco: uma artesanal e outra mais industrial, com a degustação e visita as bodegas.

Cactus do deserto

Depois nos deixou em frente ao Museu Arqueológico de Ica pois tínhamos tempo livre já que o ônibus somente sairia as 18 hs. Tudo isso por somente 40 PEN (já incluso as entradas na bodega e a degustação). Reforce seu café da manhã. Contratei o motorista na mesma agência do passeio pelas dunas.

Pracinha central

Lembre-se: os ônibus são poucos em Ica, a maioria vem de Arica ou Nazca. Assim assegure sua passagem com hora e assento marcado pelo site. Vá na janelinha para admirar a paisagem até Paracas. Ica encontra-se em outro post. Deixo uns links que podem ajudá-lo a montar sua viagem até Huacachina.

Barquinhos para passear na laguna
Huacachina quer dizer: huaca luto e lágrimas, em quechua, e china significa mulher. A mulher que chora.
A mulher que chora
Diz a lenda do lugar que uma mulher perdeu seu grande amor, ficou tão inconsolável que suas lágrimas formaram a laguna. Ela transformou-se em sereia, mergulhou na laguna e nas noites de lua cheia as pessoas ouvem seus lamentos de amor. deve ser por isso que vi muitos huacachinos namorando à noite na beira da laguna. Na pracinha da laguna a uma explicação da história.