Grécia dentro do seu bolso

Ao contrário do que muita gente pensa, a Grécia é um lugar digamos “barato” para conhecer. Dúvida? Vá acompanhando os posts para uma viagem maravilhosa e fácil de montar para as Ilhas Gregas e Atenas.

A vila de Oia, em Santorini

Apenas um pouco de planejamento no transporte e seu sonho em conhecer aquele mar azul e aquelas casinhas brancas com cúpulas igualmente azuis estarão bem mais próximos que você imagina.

As Blue Caves de Zakynthos

O difícil será escolher quais as ilhas que você vai querer conhecer, se as do Peloponeso, próximas a costa turca, , as Argo Sarônicas, próximas a Atenas,  as Ihas Egéias, ao norte,  as Cíclades mais centralizadas ou as jônicas, próximas a Itália e Creta, a maior ilha da Grécia.

Little Venice, na Chora de Mykonos.

São milhares de ilhas espalhadas pelo mar Jônico e mar Egeu. Mais de 300 ilhas habitadas. É possível voltar  Grécia repetidas vezes e sempre conhecer uma ilha diferente.

A linda vista da praia de Porto Vromi, em Zakynthos

Algumas das ilhas são conhecidíssimas e glamurosas, como Santorini e Mykonos. Outras escarpadas e íngremes, como Milos e Paros. Tem as históricas como Rhodes, Creta, Ítaca e Delos. As ilhas baladeiras, como Ios. As orientais como Chios e Lesbos. As  pacatas como Folegandros e Hydra. Outras são verdejantes como Corfu e Cefalônia, no mar Jônico. E as que entraram mais recentemente na rota dos brasileiros, como Zakynthos, com sua Navagio Beach, escolhida a praia mais bonita do mundo.

Navagio Beach, considerada uma das mais belas praias do mundo

Tudo isso sem falar das belas cidades do continente. A começar por sua capital altíssimo astral, Atenas.

O incrível templo das Caritíades na acrópole de Atenas

Outras cidades  grandes da Grécia são a Tessalônica, próxima de Meteora com os mosteiros suspensos e do Monte Olimpo. À oeste de Atenas estão o Canal de Corintos e Olímpia e Esparta ao sul.

Os icônicos moinhos de vento de Mykonos

O paraíso se chama Grécia e passar correndo por aqui é um verdadeiro pecado. Quando estiver em uma ilha, torna-se um sacrifício ir para outra. Correr entre uma ilha a outra ou querer fazer bate e volta entra as ilhas não vale a pena.

Lindos não poderia ter um nome melhor, na ilha de Rodes

Reserve ao menos três dias para cada ilha que for visitar e mais dois dias em Atenas. Pegar voos ou balsas para ir e voltar, locar carro, dar entrada em hotéis e casas de família sempre dá trabalho. Perde-se, no mínimo, meio período para de uma ilha a outra.

A histórica e bela cidade bizantina de Rodes

Muitos trajetos de balsa, entre as ilhas, ou saindo de Atenas podem durar horas.

As belas cavernas de Kleftiko, em Milos

Isso sem contar que o aeroporto de Atenas, de onde saem os voos low cost para as ilha, fica uma hora distante do centro da cidade. Isso de metrô.

Kalafati Beach, em Mykonos

Atenas é a melhor pedida para entrar na Grécia. Não existem voos diretos do Brasil e você sempre terá que fazer uma escala em alguma cidade da Europa. Depois vale mapear os voos low cost, geralmente baratos mas isso exige viajar com pouca bagagem para Atenas.

Vendedores de peixes no porto antigo de Mykonos

Várias companhias possuem voos diretos para algumas ilhas, principalmente Mykonos, Santorini, Creta e Rodes, saindo dos principais países europeus. São elas a Rynair, Volotea, Vueling, Germanwings, Easyjet, As grandes companhias , como Lufthansa, Ibéria, KLM, Alitália. voam, Turkish para Atenas.

Atenas vista do Partenon

As companhias gregas Aegean Airlines e Olympic Air voam de diversas cidades da Europa para Atenas ou algumas da ilhas mais conhecidas. Voos diretos entre as ilhas é raro, mas a Sky Express faz alguns voos de Rodes a Santorini ou de Creta a Mykonos. Mas os preços costumam ser mais caros que a Aegean e Olympic, que sempre vão parar em Atenas para conexão.

As casinhas brancas de Oia, em Santorini

A dica é: dê uma estudada nas ilhas que você deseja conhecer para não ficar refém dos deslocamentos que demandam certa disponibilidade e tempo, mas que ajudam a reduzir o custo da viagem.

O castelo medieval dos cavaleiros templários, em Rodes

Vamos ajudar você a conhecer um pouquinho mais desse país fabuloso. Aposto que vai querer voltar muitas e muitas vezes após conhecer todas as cores e sabores dessa encantadora terra que foi a base da cultura ocidental. Filosofia, culinária, sol, praias, gente alegre e sorridente, sítios arqueológicos, flores, mar e céu azul. Uma mistura muito atraente para começar já seu planejamento ao berço da civilização. Acompanhe os post de Na Janelinha para ver tudo.

Emoção total no Pártenon, em Atenas