Camboinha, um pequeno paraíso em Itacaré

A pequena Praia da Camboinha que também é conhecida pelo nativos da região de Itacaré, no litoral sul da Bahia, como Gamboa é a menor porção de areia da Trilha das Quatro Praias, que inclui também as praias da Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho.

Acesso a praia da Camboinha

O acesso à Praia da Camboinha é pela mesma trilha que leva à Praia da Engenhoca e à Praia Havaizinho, sendo que ela está localizada à apenas dez minutos depois da Praia Havaizinho.

Trilha até a Praia do Havaizinho e depois mais uma trilha de q0 minutos até Camboinha

Calcule ainda mais 15 minutos de trilha para chegar até a praia do Havaizinho, o que no total significa 25 minutos de caminhada. Mas seu ponto para ficar pode ser Havaizinho e depois esticar até Gamboinha.

A menor praia rural de Itacaré

O início da trilha está a 15 km do centro de Itacaré, à beira da BA-001, onde há um estacionamento improvisado para poucos carros. O percurso, da pista até Camboinha, tem 25 minutos de duração e é de nível fácil e não achamos necessário contratar guia ou agência para fazer essa atividade.

Vista para se admirar

Em um certo momento da trilha, haverá uma bifurcação, pegue para o lado direito da bifurcação para chegar na Praia Havaizinho. Se pegar à esquerda você daá na Engenhoca. Continue seguindo a trilha até chegar a Praia da Gamboa.

Praia cheia de pedras e pequena faixa de areia

Caso sinta-se inseguro, procure as agências que oferecem o passeio para a Trilha das Quatro Praias. O custo médio, em agência, é de R$ 65 e o roteiro costuma incluir também uma visita à Cachoeira do Tijuípe.

Trilha para Camboinha

Muitas vezes deixada de lado, a Camboinha acaba sendo apenas um ponto de passagem na trilha. Não se deixe levar pela pressa e aproveite essa porção de beleza escondida no litoral de Itacaré. 

A única maneira de chegar à Praia da Camboinha é por trilha. Como muitos turistas não completam o trajeto total da Trilha das Quatro Praias e acabam ficando por Havaizinho, mas Camboinha costuma ser bem mais deserta e sossegada.

Praias com ondas fortes na maré alta

A praia é pequena, cercada por vegetação e com mar dividido por uma barreira de corais, o que faz com que a praia tenha pequenas piscinas para banho na maré baixa, mas o trecho da areia some na maré alta.

As belezas da vegetação tropical são incríveis  na trilha entre Havaizinho e Gamboinha.

Quando a maré está alta, as ondas ficam fortes, então tenha cuidado com as pedras caso você decida a se aventurar.

Vista da trilha até a Gamboinha

Camboinha é menos movimentada que as praias vizinhas, pois a única maneira de chegar até a praia é através da continuação da trilha após a Praia da Havaizinho e muitos acabam não continuando a trilha. Mas não faça isso, não deixe de aproveitar essa beleza escondida no litoral de Itacaré. Ela é praticamente vazia.

A pequena faixa de areia da Gamboinha

Uma delícia para curtir a qualquer hora do dia, mas em Camboinha, não há restaurantes e quiosques. É o destino certo para quem gosta de praias bem preservadas e isoladas. É apenas você e o mar.  E muito verde.

A trilha mais verde da região, com uma verdadeira floresta tropical

Praia da Camboinha é muito parecida com a Praia do Havaizinho, sendo ela uma enseada com ondas fortes. Os vários coqueiros ao seu redor proporcionam um ambiente lindo e paradisíaco.

faixa de areia na maré baixa na Camboinha

Através da Praia da Camboinha, se tem acesso à Praia de Itacarezinho, praia com 3,5 km de extensão e considerada uma das praias mais belas de Itacaré.

Então, curta esse paraíso que pode ser só seu.

Valor do estacionamento: R$ 10,00 – entrada gratuita.

Endereço do estacionamento: BA 001, km 12

Siga a trilha por 10 minutos e na bifurcação acesse a trilha da direita até a praia do Havaizinho, por mais 5 minutos. Desça o morro até a praia, atravesse Havaizinho e pegue a trilha que fica no lado direito da praia por mais 10 minutos até chegar a Camboinha.