Bremen, na Rota dos Contos de Fada dos Irmão Grimm

Bremen é uma cidade encantadora, com seu centro em estilo gótico é lindo e fica movimentada, principalmente nos meses de verão, quando enche de turistas sendo a maioria de alemães mesmo.

A cidade também é muito procurada para um bate-e-volta desde Hamburgo, que fica distante 120 kms. Mas Bremen vale um pernoite para ver tudo com calma, pois a região central da cidade é muito linda.

Esculturas pelas ruas de Bremen

A cidade é muito procurada por fazer parte da Rota dos Irmão Grimm, os escritores de contos infantis que nos legaram as melhores histórias infantis, como A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, O Pequeno Polegar, O Flautista de Hamelin e Rapunzel.

As esculturas dos Músicos de Bremen

Bremen é conhecida com a cidade citada no popular conto infantil Os Músicos de Bremen, onde os protagonistas são um burro, um cachorro, um gato e um galo que depois de uma vida inteira de trabalho e sendo maltratados por seus donos, decidem fugir para a cidade de Bremen para lá se tornarem músicos. O livro faz a cidade ser adorada por muitos e Bremen realmente é inspiradora.

A escultura dos Músicos de Bremen foi inaugurada em 1953 em uma lateral da Rathaus e é o o lugar mais procurado da cidade para fotos.

A lateral da Rathaus (prefeitura) com a Dom (catedral) ao fundo

A Rota dos Contos de Fada inicia em Hanau, cidadezinha próxima de Frankfurt no centro da Alemanha, onde os Irmãos Grimm nasceram e segue rumo ao norte, com destino à Bremen. A rota passa por Marburg (onde eles estudaram), Bergfreiheit (onde fica o castelo Schloss Friedrichstein, que inspirou o comnto da Branca de Neve), Kassel (onde os irmãos moraram por 30 anos), Schwalmstadt (região de florestas que inspirou o cenário de Chapéuzinho Vermelho), Sababurg (onde fica o castelo Sababurg, que inspiroua história da Bela Adormecida), Trendelburg (onde está a torre que inspirou a personagem Rapunzel) e Hamelin (Os Flautistas de Hamelin).

A St Pauli Dom, a magnifica catedral na Martktplatz

A Marktplatz de Bremen é principal praça da cidade e foi construída durante a Idade Média, sendo seus principais destaque a catedral St. Pauli Dom, a Rathaus (prefeitura) e algumas casa com lindos frontões, onde funcionam restaurantes.

A Marktplatz de Bremen, com suas casas de frontões

A  Marktplatz é sempre muito movimentada e o ponto de encontro para aquela cervejinha em Bremen.

A Rathaus

A praça fica na Altstad (cidade antiga) da cidade, próxima das margens do Rio Wesel.

As casas de frontão abrigam restaurantes

Em frente da Rathaus está a Estátua de Rolando, erguida em 1404, com 10 metros de altura e que é a maior estátua da Alemanha.

Rolando foi o sobrinho de Carlos Magno e representa a independência da cidade.

A estátua está estrategicamente olhando em direção a St. Pauli Dom, onde morava o bispo da época, visto que a Igreja tentou restringir inúmeras vezes a independência da cidade.

A espada da justiça, segurada por Rolando, demonstra a independência do Judiciário, com o lema do imperador gravado, que designava Bremen como uma cidade-estado livre, segundo os livros de história.

Trilhos dos bondes na Marktpaltz

A Rathaus (prefeitura) é o mais bonito prédio da Marktplatz em estilo gótico e foi construída entre 1405 e 1410 com uma arquitetura renascentista do norte da Alemanha.

as esculturas na fachada da Rathaus

Sua arquitetura tem referências a Carlos Magno e outros líderes da época.

A estátua de Rolando em frente a Rathaus

Em julho de 2004, a prefeitura e a estátua de Roland que está na praça do mercado em Bremen foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial. a UNESCO.

A única prefeitura das grandes cidades que escapou de bombardeios da Segunda Guerra

É a única prefeitura europeia construída no final da Idade Média que nunca foi destruída. Numerosas prefeituras alemãs foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial e muitas foram modificadas. A de Bremen continua sendo a original.

Bater perna pela Marktplatz é o melhor programa em Bremen

Por estar completamente preservada em sua condição original é realmente espantoso, visto que a maioria das cidades alemão tiveram que ser reconstruídas.

Fonte medieval  em frente a igreja Nossa Senhora Amada

Próxima a Rathaus está a Kirche Unser Lieben Frauen (Igreja de Nossa Senhora Amada).

Fonte medieval

Na face sudoeste da Martktplatz está a Schütting, uma bela mansão que era a guilda dos mercadores da cidade, construída em 1537 por um arquiteto da Antuérpia, em estilo maneirista holandês com frontões renascentistas.

O belo prédio Schütting

Outro prédio da praça é a Haus der Büergerschaft, que foi construída em 1960 para parecer antiga e que sedia o parlamento local, já que Bremen é uma cidade-estado.

A Haus der Büergerschaft

A St. Petri Dom ou Catedral de São Pedro é uma basílica gótica que fica na Marktplatz, cuja construção começou em 1041  quando ali ficava uma pequena igreja em madeira, que pegou fogo no século 8.

A catedral gótica de Bremen

Sua fachada possui um magnifico estilo românico com torres gêmeas de 89 metros, erguidas no século 15.

A fachada da catedral

A fachada da catedral possui um mural da Crucificação de Cristo, colocada em 1888.

Detalhes das esculturas da Dom

Apesar de ser inicialmente uma igreja católica, quando a Reforma Protestante eclodiu no norte da Alemanha o primeiro sermão reformado em Bremen foi realizado em 1522 e em 1534 a cidade estabeleceu um governo protestante de igrejas. A catedral de St Pauli, desde então é uma igreja luterana.

Entrada da catedral

A igreja foi atingida por uma bomba incendiária durante um ataque aéreo dos aliados em 1943 e danificada seguidamente até 1945, quando uma bomba causou o colapso de partes das abóbadas do corredor norte. Temia-se que o edifício pudesse desabar totalmente, no entanto, todos os telhados e janelas foram sustentados e, em 1950, as abóbadas foram reconstruídas e todo o edifício estabilizado. 

O design dos vitrais foi seguidamente sendo substituído.

A Dom possui muitas relíquias do seu período gótico em perfeito estado.

O púlpito instalado em 1638 foi um presente ao povo de Bremen da Rainha Cristina da Suécia, cujas tropas – no decorrer da Guerra dos Trinta Anos – já haviam capturado o Príncipe-Arcebispado de Bremen, e pretendiam conquistar a cidade também. O púlpito permanece em seu local original.

Até ao século XIX, o coro da catedral situava-se separado dos transeptos por paredes laterais. Em ambos os lados deste coro, havia duas fileiras de cadeiras de coro. Em 1826, eles foram retirados, pois não tinham vista para o púlpito. 

Detalhes do antigo coral

Infelizmente, a maioria deles foi usada como lenha param fogueira e apenas alguns, de 1360 foram salvos. Agora eles estão expostos em uma das capelas. Cada um deles mostra histórias da Bíblia.

Século 12
Mapa da Rota dos Contos de Fadas na Alemanha. (Fonte: Deutsche Märchenstraße e.V)