Bogotá, a interessante capital de um país em busca da paz

Bogotá é uma cidade bem interessante, muito mais do que nosso preconceito nos permite. A capital do país que já foi palco de muitos assassinatos políticos, mega-narcotraficantes, grupos guerrilheiros e paramilitares, hoje ruma em busca de uma rotina de paz.

Arquitetura colonial do bairro La Candelária, em Bogotá

Bogotá é uma cidade bonita, colorida, com um clima de montanha, um pouquinho caótica pelo seu trânsito e com 8,8 milhões de moradores.

Plaza Bolívar e a Catedral Metropolitana

Possui uma bela herança colonial espanhola, um centro histórico belíssimo. a La Candelária, muitos museus, montanhas rodeando a cidade, bairros sofisticados, como a Zona Rosa, além de regiões gastronômicas, como a Zona G.

Ruas de La Candelária, em Bogotá

Os melhores lugares para se hospedar são a Zona Rosa e o Parque de la 93. La Candelária possui muitos hostels e hospedagem mais barata, mas ao anoitecer, é necessário ter cuidado. O exército e a polícia bogotana patrulham bem o centro de dia, mas pela noite é necessário ficar alerta. Já a Zona Rosa é genial, ainda mais se ficar hospedado próximo ao Shopping Angino, onde muitos bares, restaurantes e baladas viram a noite. O Parque de la 93 é uma região bem ais tranquila e residencial.

Interior do Museu Colonial

Indico ficar na região da Zona Rosa, para sair à noite e não ficar preocupado em voltar tarde. O único inconveniente, é que for para La Candelária e voltar para a Zona Rosa, que fica na região norte, prepara-se para dificilmente conseguir embarcar no ônibus no fim da tarde. Bogotá não possui metro. Isso torna a cidade um pouco mais difícil.

Parque de la 93

O tempo para ficar em Bogotá é de dois a três dias. O circuito básico é conhecer La Candelária, um passeio no centro histórico, os museus do Ouro e Fernando Botero, o Museu da Policia tem objetos pessoais de Pablo Escobar o Museu Colonial Santa Clara, Iglesia San Francisco. O centro tem a Plaza de Bolívar, a Catedral Primada e o Palácio Nariño e o Capitólio Nacional. O Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez também vale um passeio, embora seja mais uma livraria.

Zona Rosa

O ponto mais alo de Bogotá é o Monte Monserrate, de onde pode-se ver toda Bogotá. Sobe-se uma parte de ônibus ou táxi. Depois, pegue um bondinho para ir até o topo apreciar a bela vista.

Vista do Cerro Monserrate

A Zona Rosa é ótima nos fins de tarde e à noite. Com rua arborizadas, é um belo bairro para caminhar. Restaurantes ótimos, lojas famosas. baladas rolando soltas em bares temáticos e inferninhos. São muitos restaurantes, alguns baratos, outros mais caros, como o famoso André Carne de Res.

Ruas arborizadas da Zona Rosa

Gente bonita da cidade toda vem para a Zona Rosa jantar, tomar café, dançar, passear e paquerar. O Shopping Andino é o centro desse bairro, com lojas finas e restaurantes. Aqui você compra desde um chip para seu celular em uma loja da Claro, até trocar seus dólares ou reais em em Casas de Câmbio.

Shopping Andino

O Parque de la 93 é uma região bem residencial, ampla, arborizada, elegante. Os restaurantes ficam ao redor do parque e ganham mais vida à noite. Fica localizado umas 15 quadras da Zona Rosa. Mas o local é bem mais pacato que seu bairro vizinho

Museo do Oro

Um passeio legal, ainda mais se for domingo pela manhã, é conhecer o Mercado de Pulgas de Usaquém, mais ao norte do Parque de La 93. Localizado em um bairro com cara uma pequena cidade colonial espanhola, o local é muito procurado aos domingos, com diversas tendas de comida, artesanato, artistas de rua, restaurantes e gente caminhando.

Museo Fernando Botero

Os colombianos são simpáticos e dão informações. Estão mais preparados para os turistas nas regiões norte da cidade. Não tivemos problemas, mas vimos duas brigas nas ruas, eles são passionais. Preferencialmente, creio não ser muito apropriado emitir opinião política no país. Eles tendem ser passionais, pois sofreram durante muitos anos com as incertezas da vida política do país e atentados.

Usaquém

Nada de sair vestido como um turista, com camisa florida, bermuda e máquina pendurada no pescoço. Turistas são alvo perfeito para uma cidade grande.

Três dias são perfeitos na cidade, se estiver a caminho de Cartagena ou San Andres. Não corte Bogotá do seu roteiro. É uma cidade muito interessante para conhecer. E os preços dos restaurantes são excelentes. Muito mais em conta que os restaurantes de Rio-São Paulo.

Vá acompanhando os post sobre Bogotá e a Colômbia!