Biondi Santi, a vinícola que criou o vinho Brunello de Montalcino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vinícolas não faltam na região de Montalcino e a tradicional vinícola Biondi Santi produz um dos melhores vinhos do mundo.


O Brunello é feito da mais fina uva Sangiovanese, sem misturas de outras uvas.

O Brunello é conhecido pela cor rubi, de um vermelho escuro sem muita transparência, muito encorpado e que requer amadurecimento. Sua safra riserva pode ficar em média seis anos envelhecendo em barris de carvalho.

O Brunello cai muito bem com carnes vermelhos, especialmente carnes de caça.

A Biodi Santi foi praticamente a inventora do vinho Brunello de Montalcino. No século 19, Clemente Santi passou estudar uma variação da uva Sangiovanese, a Sangiovanese Grosso.

Em 1860, a família iniciou a fabricação do vinho, que por muitas décadas só foi consumido na região. A partir de 1950, o vinho começou a ganhar o mundo. Em 1966, adquiriu o selo DOCG de origem controlada.

O tour pela adega é gratuito e acontece de segunda a sexta, as 10h30, 14h30 e 16h30. A degustação custa 15 euros por pessoa e vale cada centavo, visto que uma garrafa desse vinho é vendido no Brasil por R$ 500,00. Ali uma garrafa pode ser adquirida por 30 euros.

Somente a visita dura cerca de 30 minutos, com a degustação 45 minutos. Os vinhos degustados são um Rosso de Montalcino e um Brunello Vintage.

Se você quiser saber mais sobre a Vinícola Biondi Santi, clique aqui.