As belas praias de mar azul de Cabo Frio

Cabo Frio é um dos principais destinos para quem busca lindas as praias na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O município é o maior  da região e possui uma ótima infraestrutura, bons hotéis e pousadas, excelentes restaurantes e, claro, lindas praias.

Águas claras e fria na Praia do Forte

Sua principal praia é a Praia do Forte, a mais conhecida da região dos Lagos, polo turístico, com destaque por sua areia branca e águas cristalinas e bem frias.

Areia branquinha na praia urbana de Cabo Frio

Esta praia recebe o nome devido ao Forte São Mateus, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia, que no período da colonização defendeu a costa de invasões estrangeiras e piratas.

Praia mais conhecida de Cabo Frio

A praia do Forte tem águas transparentes e 7,5 quilômetros de areia branca e fofa.

Praia com infraestrutura e calçadão

É a praia mais urbanizada da cidade, com toda infraestrutura necessária para quem gosta de praias urbanas. Tem calçadão com pista de caminhada, muitas lojas, bares e restaurantes.

A moçada passeia pelo calçadão

Fazendo o estilo praiona, mesmo com sua faixa de areia pra lá de espaçosa, pode ser difícil encontrar um espaço durante os meses do verão e feriados prolongados. É muita gente, com muitas barraquinhas de comidinhas e bebidas, além dos vendedores ambulantes – ao menos no trecho mais central. Pra fugir da multidão e da estrutura a beira-mar, a rota de fuga é pelo lado direito da praia, sentido Praia das Dunas.

Prédios na Praia do Forte

Na alta temporada é possível alugar caiaque, prancha de stand up paddle e fazer passeios de banana boat. Equipes de salva-vidas trabalham pela segurança dos banhistas durante todo o ano, pois o mar tem ondas razoáveis. Quem gosta de agito, vai adorar a Praia do Forte.

Fim de tarde na praia do Forte

A Praia das Dunas é uma continuação da Praia do Forte, porém em uma região com formação de dunas altas e mar agitado. É muito procurada por surfistas e por quem pratica vela. Já para banhistas, quase sempre o mar é impróprio pela formação de ondas gigantes e redemoinhos. Não se arrisque, pois não há salva-vidas no local.

Mar verdinho na Praia das Dunas

No caminho para Arraial do Cabo, a Praia do Foguete também é a continuação da Praia das Dunas. Assim como a vizinha, tem águas transparentes e geladas, ondas fortes e areias finas e branquinhas.

Praia do Foguete e sua areia branca

É uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas, é necessário cuidado, pois essa praia também não conta com salva-vidas. Afastada do centro de Cabo Frio, é escolhida por quem quer passar uma tarde desligado e em contato com a natureza. É muito procurada para a prática de windsurfe. Mesmo quem não pratica pode ir até o local apenas para apreciar as pranchas à vela e suas manobras radicais.

Praia do Foguete com Cabo Frio ao fundo

A Praia das Conchas é famosa na região e uma das melhores, pois do alto do mirante que fica na ponta da praia. é possível ver toda a enseada em formato de concha e que dá nome ao lugar. A Praia da Concha – localizada entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador – é cercada por quiosques de madeira que lembram as praias de antigamente.

A estrutura é simples, mas a comida é famosa! Aproveite para passar um dia por lá e degustar alguns frutos do mar.

Praia do Peró e seus recifes

A Praia do Peró é conhecida por já ter sido eleita a praia mais limpa do estado do Rio de Janeiro. Suas águas são calmas e geralmente são bem menos geladas que as outras praias de Cabo Frio.  No verão essa praia é bastante procurada, mas na baixa temporada costuma ficar mais vazia. No seu lado esquerdo estão as Dunas do Peró e no lado direito fica a Praia das Conchas. Toda sua extensão possui rica vegetação em suas dunas.

Praia do Peró, boa para snorkel

Com 7 quilômetros de extensão litorânea, a Praia do Peró caracteriza-se pelos quiosques à beira mar onde é possível comer um peixinho e frutos do mar, acompanhados de uma cervejinha, pagando muito menos que se estivesse na Praia do Forte.

A Ilha do Japonês é uma ilha artificial, construída para facilitar o escoamento do pescado na região. Sua orla possui prainhas com águas tranquilas e transparentes, ideais para famílias com crianças pequenas.

Ilha do Japonês em Cabo Frio

O local é repleto de vida marítima e pode-se dar de cara em suas águas com tartarugas e peixes coloridos, num mar tranquilo com temperatura um pouco mais quente que as outras praias. Podese realizar atividades de stand up paddle e caiaque. A ilha também é muito frequentada por turistas com lanchas e jet skis. Já no ponto de embarque para travessia, dentro do parque estadual, há bares e restaurantes que servem almoço e porções.

Águas calmas e claras da Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês é popular entre os moradores e turistas que curtem seu mar transparente e águas calmas, com as cadeiras de praia na beira das águas claras. Leve uma alimentação, pois na ilha é raro comércio ou ambulantes. É comum ver famílias ou amigos fazendo piqueniques e até mesmo churrasco por lá.

 

A partir da Ilha do Japonês é possível também fazer a trilha que leva à Praia Brava, que é um ponto da prática de surf e nudismo. Seu acesso não é dos mais fáceis e é necessário achar o início da trilha.

Bem de frente está a Ilha dos Papagaios, que proporciona uma linda vista, além do farol da Lajinha, que foi construído em 1913 e tem cerca de 7 metros de altura. Lá do alto do morro também é possível ver a Praia do Forte, Ilha do Japonês, Praia Brava e outras pequenas ilhas.

Praia Brava entre costões

Com 400 metros de extensão, a Praia Brava tem águas cristalinas porém muito agitadas, como o próprio nome sugere. Por isso é a praia preferida dos surfistas de Cabo Frio.

O lado direito da praia é reservada para o surfe e o lado esquerdo para o nudismo. Não é obrigatório praticar nudismo, mas quem vai até a Praia Brav precisa respeitar as pessoas que praticam.

Quando ir

Cabo Fio possui águas muito frias o ano todo. Vá a qualquer época para mergulhar e conhecer o Centro Histórico. Para aproveitar mais a praia, melhor escolher os meses do verão, se tem medo de água fria.

Como chegar

Para chegar a Cabo Frio vale viajar de carro, ônibus ou pegar um voo até o Aeroporto de Cabo Frio (CFB). Apesar de haver voos para Cabo Frio, o custo dos trajetos até lá costumam ter preços bem caros e para quem vem de mais longe, a opção é seguir de avião até os aeroportos do Rio de Janeiro – Aeroporto Internacional do Galeão e Aeroporto Santos Dumont – e, de lá, continuar a viagem por via terrestre, seja de ônibus ou carro.

Avião:

O Aeroporto de Cabo Frio (CFB) fica à 10 km do centro da cidade e são poucas as rotas aéreas e voos disponíveis, que são operados pela GOL (com saídas de de São Paulo) e Azul (saindo de Confins). Já para a cidade do Rio de Janeiro há muitos voos de todas as principais companhias do Brasil (GOL, Latam e Azul), com partidas de diversas cidades.

Carro:

Cabo Frio está localizada a 155 km do Aeroporto Santos Dumont e 159 km do Aeroporto do Galeão. A partir dos dois aeroportos do Rio de Janeiro, o melhor trajeto para quem está de carro começa na Ponte Rio Niterói, com acesso à BR-101 e depois pela Via Lagos (RJ-124) e RJ-140, em São Pedro da Aldeia. Logo depois você estará em Cabo Frio.

Ônibus:

De São Paulo há ônibus saindo do Terminal Tietê rumo ao Rio de Janeiro e também a Cabo Frio.

Do Rio de Janeiro os ônibus partem da Rodoviária Novo Rio, onde há transporte disponível durante todo o dia.

A principal operadora de ônibus a realizar o trajeto para a Região dos Lagos é a Auto Viação 1001.