A medieval Marktplatz de Rothenburg ob der Tauber 

Após uma caminhada pelas ruas estreitas da cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber, no Estado da Bavária (sul da Alemanha), e conhecer as muralhas medievais, é hora de descansar conhecendo a Marktplatz no centro da cidade ou a Praça do Mercado com sua linda prefeitura.

Sempre que uma praça leva esse nome na Alemanha, pode apostar que se trata de uma praça de grande importância na cidade. E em Rothenburg não é diferente, pois a Marktplatz é uma praça central onde estão localizados alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, e é também o coração dos Mercados de Natal de Rothenburg ob der Tauber nos meses de novembro e dezembro.

A bela Marktpltaz de Rothenburg

Mas independente da época do ano, a Marktplatz é daquelas praças que impressionam logo de cara. Dentre os belos edifícios e casas coloridas que circundam a praça, o primeiro destaque vai para a Rathaus — a Prefeitura de Rothenburg. Com sua bela arcada, sua fachada de estilo renascentista e suas torres imponentes, o edifício lembra um castelo ou palácio medieval.

Vista para a Rathaus

A torre da prefeitura foi construída entre 1250 e 1400, com 52 metros de altura e é possível subir para se ter uma visão de toda Rothenburg e de sua muralha. São 220 degraus e c certamente eles valem o esforço, já que a vista lá de cima é única.

A Rathaus de Rothembburg

Entrada para a Torre: adultos €2, sendo que crianças até 14 anos pagam €0,50. Aberta: abril-outubro, entre 09h30-12h30 e 13-17h; novembro e de janeiro-março: sábado e domingo, entre 12-15h; dezembro, diariamente, 12-15h. Durante o período de Weihnachtsmarkt (feira de Natal), abre diariamente entre 10h30–14h e 14h30–18h (6ª-sáb até 20h).

O relógio norma, o astronômico e brasão da cidade no Ratstrinkstube

Ao lado da Prefeitura está outro edifício histórico da Marktplatz, o Ratstrinkstube. Construído em 1446 esse edifício tinha como função original ser uma taberna para receber os vereadores para uma cervejada após as sessões. Hoje, a antiga taberna abriga o Centro de Informações Turísticas de Rothenburg (Rothenburg Tourismus Service).

O Centro Informações Turísticas de Rothenburg

Na fachada do edifício aparecem em destaque dois relógios, sendo que o mais antigo deles ( de fundo vermelho) data de 1683. Já o relógio astronômico é o original de 1768 e badala de hora em hora. Das 10h às 22h, quando bonecos em metal saem  e é a alegria de quem está na praça. A apresentação do carrilhão é sobre a lenda do “Meistertrunk” (Trago Magistral), que conta a história que durante a Guerra dos Trinta Anos (1631), o então prefeito de Rothenburg (Nusch) propôs uma aposta ao general imperial Tilly, que estava prestes a destruir a cidade. Se conseguisse beber uma caneca de cerca de 3 litros de vinho da Francônia de uma só vez, Rothenburg seria poupada. Os bonequinhos do relógio astronômico representam essa história e mostram como o prefeito Nusch salvou a cidade da destruição.

Centro de Informações Turísticas (Rothenburg Tourismus Service)
Endereço: Marktplatz 2
Horário: Em geral está aberto todos os dias das 10h às 17h, mas o horário pode sofrer alterações em função da época do ano.
Site: visit-rothenburg.com

A medieval Fonte de São Jorge

A St. Georgsbrunnen é uma fonte de 1446 com sua capacidade para 100 mil litros de água e com oito metros de profundidade. Por mais de 400 anos na cidade, esta fonte apresenta um chafariz coroado pela figura de St. George, incluindo dragões.

Uma das atrações da Marktplatz, a St. Georgsbrunnen

No período de trevas da Idade Média, ficavam na frente da fonte uma forca, um pelourinho e palco de tortura.

À noite, vigias noturnos, carrascos e viúvas de artesãos sobem furtivamente as escadas da prefeitura para divertidos passeios temáticos para os turistas.  Uma das coisas mais interessantes para mergulhar na cultura local é fazer um tour pela cidade com o Nachtwätcher (Vigia Noturno).

As lindas casas de enxaimel da praça

Na Idade Média, alguns vigias eram responsáveis pela segurança da cidade, guardando a cidade de possíveis invasões. Embora esse perigo não exista mais, a tradição é mantida e é comum encontrar com um homem vestido com roupas escuras e antigas andando à noite pela cidade trabalhando, atualmente, como um guia que leva os visitantes para um tour pelas ruas da cidade, contando histórias da época medieval. Os tours são feitos em inglês e alemão.

Praça fica cheia de turistas que fazem passeios pela Rota Romântica
  • Ponto de encontro: Marketplatz
  • Horários: duração de 60 minutos
    • de meados de março a início de janeiro: diariamente às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
    • do início de janeiro até meados de março: somente aos sábados  às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
  • Preços: 8 euros (tour em inglês) / 7 euros (tour em alemão)
A Marienapotheke

Em frente da St. Georgsbrunnen fica um dos predinhos mais lindos da cidade, onde funciona desde 1812 uma farmácia, a Marienapotheke ou a Farmácia de Santa Maria.

Edificações típicas alemãs

A Martktplatz é um bom lugar para relaxar depois da caminhada pela cidade em um de seus cafés e restaurantes.

A praça possui vários cafés e restaurantes

O mundo medieval se encontra em Rothenburg ob der Tauber – em nenhum lugar a atmosfera animada e variada do centro histórico da cidade é mais evidente do que na praça do mercado. Nas escadarias da prefeitura ou nos cafés, os Rothenburgers relaxam ao lado de convidados de todo o mundo e observam a agitação.

Ponto de encontro é na Marktplatz

Eventos na Marktplatz

No verão a praça do mercado serve como palco para concertos dos Embaixadores da Música ou como ponto central de contato para os festivais históricos “Der Meistertrunk” e Reichsstadt-Festtage, no inverno o mercado de Natal de Rothenburg, o Reiterlesmarkt , acontece no praça do mercado e no mercado verde.

Além de todas as atrações descritas acima, a Marktplatz possui algumas lojas de souvenires e brinquedos para comprar suas lembrancinhas.

Ao norte da praça fica a Jakobskirche, uma igreja protestante gótica chamada Igreja de São Jacó, erguida em 1311 e 1485.

A Jakobskirche

Ao sul fica o Mittelalterliches Kriminalmuseum ou Museu do Crime Medieval, que reúne um acervo com diversas peças assustadoras de brutais aparelhos de tortura da Idade Média. São cintos de castidade, gaiolas e jaulas para trapaceiros e ladrões, máscaras de desgraça para fofoqueiros, coleira para mulheres briguentas e um cercado de barril de cerveja para bêbados, além de uma exposição de julgamento para suspeitas de serem bruxas.

Rothenburg é realmente entrar em outra época. è impressionante!