A Plaza de Armas de Cusco foi palco da Festa do Sol inca, a Inti Raymi

 

Cusco é linda e a Plaza de Armas é o centro da cidade. Fica ainda mais linda à noite, com a cor dourada das luzes. Um terremoto danificou demais as estruturas espanholas na cidade, mas os alicerces incas resistiram, A cidade foi reconstruída e desenvolveu o atual estilo cusquenho, que hoje moldam as igrejas e construção de Cusco

A Plaza de Armas

A Plaza de Armas de Cusco é grandiosa, demos algumas voltas com calma no primeiro dia, para não passarmos mal devido a altitude. Faça tudo muito lentamente e sem afobação, para não sentir o soroche. Durante os cerimoniais, os incas traziam múmias na comemoração anual de Inti Raimi, onde eram admiradas e veneradas.

Francisco Pizarro reivindicou Cusco para a Espanha na Plaza de Armas. Tupac Amaru II, líder da rebelião inca, foi decapitado nessa praça.

 

Igreja Companhia de Jesus

A igreja Companhia de Jesus foi construída em 1571 pelos jesuítas. A construção foi sobre o palácio inca de Amarucancha.

 

A igreja, de estilo barroco andino, possui belas obras de artes da Escola Cusquenha. Uma das pinturas mais interessantes mostra o primeiro casamento da cidade, onde o sobrinho de Santo Ignácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, casou com uma inca.

O plano da Companhia de Jesu de tornar esta a  maior igreja de Cusco foi frustrada pelo bispo da catedral, que mandou suspender as obras., para que não superasse a catedral de Cusco.

A igreja está aberta de segunda à sábado, das 9 às 17h30, domingo das 9 às 10h45 e das 13 às 17h30. Entrada paga (10 soles, adulto e 5 soles, estudante).

 

A Catedral de Cusco começou ser construída em 1560 e levou mais de 100 anos para sua conclusão. Sua estrutura também foi construída sobre outro palácio inca, chamado Wiracocha. As pedras para sua construção foram trazidas pelos espanhóis do sítio arqueológico de Sacsayhuamán. O altar principal foi feito de prata boliviana, em estilo neoclássico,com 400 kg.sua construção foi d 1793 a 1803.

 

A catedral de Cusco

A catedral possui uma representação da Última Ceia, onde o rosto de Judas Iscariotes é substituído pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. O prato central da mesa é o cuy, um típico prato dos Andes, feitoo com um porquinho da índia assado. Essa pintura é um dos principais expoentes da tradicional Escola Cusquenha de arte, uma mescla do barroco europeu com a arte andina.

A catedral abre diariamente, das 10 às 18 hs. Entrada paga (25 soles, adulto e 12,50 soles, estudante).

a pedra dos 12 ângulos
O bairro San Blás, possui a famosa  Calle Hatunrumiyoc  possui a pedra dos 12 ângulos.  Leva o nome da famosa pedra dos 12 ângulos, encaixada no lado direito do muro. No caminho encontramos alguns locais vestidos de imperadores incas.
A via Peantona Siete Culebras

Aproveite passear pelas calles próximas a Plaza de Armas e observe seus nomes interessantes.

Callee Tupaq Amaru

San Blas possui casas coloniais cujos muros foram construídas com pedra inca. O bairro é habitado por artesões, mas antes os nobres quechua e agora, as malhas de ruas estreitas possuem atelier de artistas cusquenhos, cuja principal matéria prima é o metal, a pedra e a madeira entalhada.

 

Na época inca a plaza era usada para finalidade de cerimoniais, era conhecida como Huacayapata, que significada Plaza dos Guerreiros ou Plaza dos Pesares. Todos os anos se comemora o Inti Raimi ou Festival do Sol. A grande festa Inca.