Ser feliz na Jamaica é muito fácil. E a porta de entrada para passar dias mais que felizes é Montego Bay ou MoBay, como é carinhosamente chamada essa cidade, na ilha de Bob Marley.
Montego Bay localiza-se no noroeste do país, é a capital de Saint James Parish e a segunda maior cidade da ilha, a capital turística é importante porto de navios de cruzeiro, com vários resorts de praia e campos de golfe fora da sua área central.
A cidade tem poucas praias, algumas ficam em resorts e são praias particulares, algumas públicas e outras pagas. Por isso a cidade é boa para quem gosta de ficar trancado em um hotel. Caso não seja seu caso, dois ou três dias na cidade está ótimo.
As praias de MoBay possuem águas verdíssimas e cristalinas, algumas com areias branquinhas.
Suas praias mais conhecidas são Doctor’s Cave Beach, que é paga, e as públicas Aquasol Beach & Theme Park e a Dead End Beach, a última próxima ao aeroporto. A Cornwell Beach é a praia exclusiva do Hotel Decameron e fica ao lado da Doctor’s Cave Beach.
Nos próximos post falaremos de cada uma dessas praias.
Para os que gostam de badalar, o ponto de encontro é a Gloucester Avenue, também conhecida como Hip Strip, onde estão os principais restaurantes da cidade, como o Margaritaville e Coral Cliff, lojas de souvenires, barzinhos de baladas, joalherias e mercadinhos.
A região também possui um número razoável de apartamentos para locação, sendo possível locar pelas plataformas como o Booking, Hoteis.com e Airbnb.
Montego Bay é a única cidade da Jamaica que possui um Hard Rock Café e fica em uma península onde atracam os transatlânticos que chegam na cidade.
O centro de Montego Bay é bem tumultuado, com muito trânsito e somente um estacionamento próximo.
A pracinha central é a Sam Sharpe Square, que leva o nome do escravo que liderou a abolição em definitivo da escravatura na Jamaica.
Outros passeios populares na região são conhecer a Lagoa Luminosa, que se estende ao longo dos pântanos de Trelawny, na cidade de Falmouth, que abriga micro-organismos brilhantes e que iluminam às águas. Várias agências ou taxistas pode te levar à noite na Glistening Waters Marina, onde você pega um barco e faz um passeio de 45 minutos e os turistas podem mergulhar e nadar com o corpo todo cercado pelo brilho verde luminoso. O passeio de barco custa U$ 25,00.
Rose Hall Great é um casarão na ida para Falmouth que é um museu sobre história da escravidão na Jamaica e já foi uma plantação de cana de açúcar. Há também passeios noturnos dentro da casa que são feitos à luz de velas, onde inclui também uma visita nas masmorras e pela taverna Annie’s Pub. O passeio é envolto por histórias de fantasmas. O ingresso custa U$ 25,00.
Outra atração é o casarão conhecido comoCinnamon Hill Great House, onde viveu o músico e cantor americano Johnny Cash e sua esposa June, no início dos anos 70, hoje a casa é um museu. A propriedade tem uma arquitetura típica da ilha, cercada de flores nativas e muitos pássaros. Na casa estão expostos móveis da família e fotos da época. A visitação custa U$ 25,00.
Outra atração muito procurada é conhecer a vila rastafári próxima à cidade, o Rastafari Indigenous Village e é uma oportunidade única de experimentar esse estilo de vida e aprender mais sobre seus valores de preservação da natureza e desapego material. A vila fica aberta das 9 h às 17 h e custa U$ 35,00 por pessoa.