Na Janelinha para ver tudo

Schnoor, um dos bairros mais antigos de Bremen

O Schnoorviertel é um bairro no centro medieval da cidade alemã de Bremen, cidade do norte da Alemanha, e a única parte dela que preservou um caráter medieval.

O bairro deve o seu nome à antiga produção associada ao transporte marítimo. As vielas entre as casas eram associadas à produção de cordas e cabos. Schnoor é corda, em alemão.

As charmosas ruas de Schnoor Viertel

Era o bairro onde moravam de pescadores, mercadores e artesões.

Ruas coloridas do bairro medieval
Schnoor é também o nome da rua principal deste bairro.
O Schnoor Viertel também já foi o Bairro da Luz Vermelha de Bremen e uma das áreas mais pobres da cidade, mas hoje é uma linda área residencial, com restaurantes, cafés e algumas lojas.
Enquanto os comerciantes ricos se estabeleceram na Obernstraße (Rua Superior) o Schnoor desenvolveu-se no século 10 como um distrito de populares.

Os habitantes construíram casas de palha na pequena ilha entre os rios Weser e BalgePor isso, durante os primeiros séculos o local esteve sujeito a grandes cheias.

O bairro foi recuperado na década de 50

O primeiro serviço de balsa foi estabelecido aqui e a primeira ponte que cruzou o Weser foi construída por volta do ano 1240.

O bairro é realmente um charme.

O colorido Schnoor, antigo bairro da classe trabalhadora

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Schnoor sofreu apenas danos leves, de modo que os proprietários das casas tiveram que pagar um Lastenausgleich (taxa) depois de 1945. Em 1950 as casas estavam em um estado lamentável. 

Cada casa é uma atração

O Schnoor Viertel possui casas construídas no pós-guerra em estilo cubista.

Casas em estilo cubista

O Schnoor é muito fofo e, como fomos de manhãzinha, o bairro estava vazio. No meio da tarde ele fica mais movimentado.

as casas cubistas coloridas

Não deixe de visitar o Schnoor, é somente uma caminhada de 10 minutos da Marktplatz.